Cabeça de pato
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 4478
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (Desconhecido)
-
Datação: Século 1/2
-
-
Técnica: Fundição (?)
-
Dimensões (cm): Comp. 5,4 x Alt. 3,8 x Larg. 3,7
-
Descrição: Pequena estátua maciça de uma cabeça de pato, fundida numa só peça. Apresenta o pescoço em S e a cabeça virada para trás, ligeiramente inclinada para a direita. Tem os olhos em relevo e pequenos pormenores no bico. Possivel asa de espelho?
-
-
Origem/Historial: Esta peça pertenceu à colecção da Biblioteca Pública de Évora, e provavelmente à de Frei Manuel do Cenáculo que a originou. Vem mencionada no Inventário, sobre a Biblioteca Pública de Évora, elaborado por António Francisco Barata (1890), na "Relação dos principais objectos contidoz nas vitrines ou taceiraz do Museu" com o nº 37: "Uma cabeça de pato, de bronze".
Foi transferida a 1 de Março de 1915 para o Museu de Évora, juntamente com a restante colecção.
Na correspondência interna do Museu encontram-se duas cartas com pedidos para estudar os bronzes desta colecção: em 1987, Maria Luisa Amaral Varela de Freitas pede autorização para "obaservar, medir, pesar e fotografar os bronzes figurativos existentes nesse Museu" para a dissertação final de Mestrado em História de Arte, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; em 1984 (?) o mesmo pedido é solicitado por António Manuel Dias Diogo, Assistente de Arqueologia e História Antiga do Departamento da mesma Universidade.
-
Incorporação: Biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- BARATA, António Francisco - Relação dos Principais objectoz nas vitrines ou taceiras do Museu. Évora: 1890
- PINTO, António José Nunes - Bronzes Figurativos Romanos de Portugal. Lisboa: Fundação calouste Gulbenkian, 2002
- SILVA, Isabel - A Idade do Bronze em Portugal - Discursos de poder. Lisboa: 1995