A Princesa dos Dólares
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 142338
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA (-)
-
Datação: 1942
-
Suporte: Papel.
-
Técnica: Litografia.
-
Dimensões (cm): Alt. 21,5 x Larg. 14,8
-
Descrição: Programa da opereta "A Princesa dos Dólares", levada à cena p+ela Grande Companhia Portuguesa de Ópera e Opereta no Coliseu dos Recreios em 1942. Capa de fundo azul claro identificando o nome da companhia, a data e local de exibição da mesma, mostrando, em destaque, fotografia da fachada do Coliseu dos Recreios de Lisboa. No interior, publicidade, texto relativo à companhia, argumento, elenco e ficha técnica, bem como fotografias dos diversos elementos intervenientes no espectáculo.
"A Princesa dos Dólares"" opereta em 3 actos(sic), original de Willner e Grumbaun, apresentada no Coliseu dos Recreios de Lisboa em 1942. Encenação de Armando de Vasconcelos, coreografia de Eugénio Salvador,cenários de Fernando Bento, Cunha & Silva e Serra & Amâncio, figurinos de Fernando Bento, música de Leo Fall. Interpretações de Luisa Nobre, Mina Braga, Sofia Santos, La Salette de Carvalho, Álvaro Pereira, Guilherme Kjolner, Alberto Reis, Sales Ribeiro, Fernando Pereira, Carlos Barros, Alfredo Pereira, Albino Gomes, Sottomayor (discípulo). Bailarinos solistas Lina Duval e Salvador. Os bailados desta opereta foram: “O Bailado dos Cossacos”; “O Bailados dos Tenistas” e o “Bailados das Misses”.
No 1º acto a cena desenrola-se no escritório do milionário John Conder, em Nova Iorque (Álvaro Pereira). O 2º acto no jardim de inverno do palácio de John Conder e o 3º acto na casa de campo de Freddy (Guilherme Kjolner), em Aliceville, no Canadá.
-
-
Origem/Historial:
-
Incorporação: Maria Ivone Ribeiro Castro
-