Escultura em madeira
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 7015
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (Desconhecido)
-
Datação: Século 18/19
-
-
Técnica: Madeira esculpida.
-
Dimensões (cm): Alt. 87,6 x Larg. 40,5
-
Descrição: Escultura em madeira representando Zhong-kui (deus taoísta da literatura) com a figura assente em tripé decorado com ramos e raiz de madeira. A figura está de pé e de frente, e é constituída por encaixes de várias peças: casbeça e peito, trono e perna direita, braços e perna esquerda. A cabeça apresenta testa franzida, olhos salientes, barba e bigode, boca fechada. Usa coroa. O peito está a descoberto. O tronco está vestido com túnica a 3/4, com mangas largas pelos cotovelos. A perna direita está esticada. O tronco assenta no pé direito, que prende por apoio à base. A perna esquerda está flectida e os pés estão descalços. O braço direito está à frente e a mão está aberta. O braço esquerdo está erguido e a mão está fechada. A parte de trás não é esculpida.
-
-
Origem/Historial: Gabriel Pereira (1947) menciona, na sua descrição dos objectos pertencentes a Biblioteca Pública de Évora, um conjunto de "figuras japónicas lavradas em raízes".
-
Incorporação: Biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- Catálogo da Exposição "A Cidade Proibida". Lisboa: Fundação Oriente, 1992
- Catálogo do Leilão "Chinese Works of Art". Londres: Sotheby's, 2002
- EBERHARD, Wolfram - A Dictionary of Chinese Symbols. Londres: Routledge, 1986
- MATOS, Maria Antónia Pinto de - A Casa das Porcelanas - Cerâmica chinesa da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves. Lisboa: Philip Wilson Publishers, 1996
- PEREIRA, Gabriel - Estudos Eborenses, I, 2ª ed. Évora: Edições Nazareth, 1947