Fragmentos dos ossos de Garcia de Resende (1470-1536)
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 7113
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Antropologia física
-
Autor:
Autor desconhecido (Desconhecido)
-
Datação: Século 16
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 5,9 x Larg. 5 x Esp. 1,1
-
Descrição: 5 Fragmentos de osso de Garcia de Resende.
-
-
Origem/Historial: O poeta e cronista Garcia de Resende nasceu provavelmente em 1470, em Évora, e aí faleceu em 3 de Fevereiro de 1536. Foi sepultado na capela manuelina que, em 1520, mandara edificar na cerca do Convento de Nossa Senhora do Espinheiro, nos arredores da cidade. Apesar da capela ter sido restaurada nos finais do século XVIII, as guerras liberais e a extinção dos conventos permitiram toda a sorte de vandalismos.
Os ossos do humanista fizeram parte das colecções da Biblioteca Pública de Évora, onde se conservaram acompanhados de um texto esclarecedor da sua proveniência: "Fragmentos d'osso de Garcia de Resende, encontrados na sua sepultura na capella do olival do convento do Espinheiro, da ordem de S. Jeronymo, extramuros d'esta cidade. Offerecido a este museu em 1865, por Manoel Martiniano Marrecas".
António Francisco Barata (1900: 9) confirma a proveniência e o doador: "Na Bibliotheca de Évora existem alguns ossos de Garcia de Resende que, no anno de 1865, foram recolhidos pela piedade do professor de latim do lyceu, Manoel Martiniano Marrecas."
-
Incorporação: Biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- BARATA, António Francisco - Breve Memória Histórica do Mosteiro de Nossa Senhora do Espinheiro, extramuros de Évora. Évora: Editora Fonseca e Irmão e C.a, 1900