V Centenário de Gil Vicente
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 219309
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA (-)
-
Datação: 1965
-
Suporte: Papel.
-
Técnica: Litografia.
-
Dimensões (cm): Alt. 24.5 x Larg. 19.5
-
Descrição: Programa das comemorações do V Centenário de Gil Vicente, com peças teatrais apresentadas no Teatro de S.Carlos, no Teatro S. João, no Ginásio do Liceu Camões em 1965. Inclui iniciativas editoriais, Exposições Vicentinas, iniciativas diversas fora de Portugal e a Semana do Teatro Vicentino de 29 a 4 de Dezembro de 1965, com a participação de actores do Teatro Nacional de D. Maria II, (Cª Rey Colaço Robles Monteiro)Cª do Teatro Nacional de Câmara de Espanha, Teatro Universitário do Porto (TUP), Cª Nacional de Teatro, Grupo de Teatro do Círculo Cultural do Algarve e Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC).
Foram apresentadas as seguintes peças:
Récita de Gala pela Cª Rey Colaço Robles Monteiro no Teatro Nacional de S. Carlos:
Auto da Festa com encenação de Pedro Lemos e cenário de Lucien Donnat; Velho da Horta com encenação de Pedro Lemos e cenário de Raul Lino; Pranto de Maria Parda por Palmira Bastos e Auto da Alma com encenação, cenário e figurinos de Almada Negreiros.
1ª Récita Cultural pela Cª Nacional de Câmara de Espanha no Teatro Nacional S. Carlos:
Dom Duardos com encenação e direcção artística de Modesto Higueras e cenários de Redondela.
Pelo Teatro Universitário do Porto no Ginásio do Liceu Camões:
Monólogo do Vaqueiro, Súplica da Caneia, Todo o Mundo e Ninguém, Auto de Mofina Mendes e Auto dos Físicos. Ilustração musical de António Vitorino de Almeida e encenação de António Pedro.
2ª Récita Cultural pela Cª Nacional de Teatro no Teatro Nacional S. Carlos:
Evocação Vicentina escrita por Davdi Mourão-Ferreira e lida por Alvaro Benamor e Farsa de Inês Pereira com encenação de António Manuel Couto Viana, cenários e figurinos de António Vaz Pereira.
3ª Récita Cultural pelo Grupo de Teatro do Circulo Cultural do Algarve no Teatro Nacional de S. Carlos:
Auto da Barca do Inferno, Auto da Barca do Purgatório e Auto da Barca da Glória. Encenação de Emilio Campos Coroa e cenário de João Reis.
4ª Récita Cultural pelo Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC) no Teatro Nacional de S. Carlos:
Pranto de Maria Parda e Breve Sumário da História de Deus com encenação de Paulo Quintela e cenário de Tossan.
Capa identificando o título do espectáculo e data do mesmo, impresso a vermelho sobre um fundo beije; em destaque, gravura medieval de nobre tocando flauta. No interior, textos relativo ao autor e ao espectáculo, por Inocêncio Galvão Teles e Vitorino Nemésio, bem como as iniciativas incluidas no mesmo, acompanhadas de gravuras medievais diversas.
-
-
-
Incorporação: Desconhecido
-