Descrição: Numa cena de interior, São Jerónimo, coberto apenas com um manto vermelho, encontra-se sentado frente a uma mesa a escrever. O santo está retratado como um homem de idade, calvo e de barbas brancas compridas. Sobre a mesa encontra-se um livro aberto no qual o santo escreve, um outro livro também aberto, uma caveira e um crucifixo. Da mesa pende um pano branco. Ao fundo, por detrás do santo, uma estante ocupada por livros, na qual está pendurado um chapéu cardinalício, do mesmo vermelho do manto.
A luz, que vem do lado esquerdo, incide sobre o lado esquerdo do santo, que se encontra voltado de frente para o espectador.
A pintura encontra-se em mau estado de conservação pelo que é difícil uma maior descrição em termos cromáticos, no entanto as cores utilizadas são pouco variadas, em tons escuros, com as notas de cor dadas pelo vermelho do manto e do chapéu.
No canto inferior esquerdo encontra-se um selo branco com o número 32, colado directamente sobre a camada cromática. A moldura é em madeira castanho escuro.
Origem/Historial: Segundo documento existente na Biblioteca Pública de Évora, publicado por Túlio Espanca, a pintura pertenceu ao espólio do cónego de Évora, Bento Cabral Godinho, tendo entrado para a colecção da Biblioteca Pública de Évora a 22 de Janeiro de 1840 (Espanca, 1949, p.31)
No inventário manuscrito da colecção da B.P.E. elaborado por António Francisco Barata em 1890, a pintura aparece referida com o número 32, que corresponde ao selo que se encontra colado sobre o canto inferior direito da pintura, sendo-lhe atribuido como autor "José Ribera ou um dos seus discípulos", sendo também levantada a hipótese de a pintura ser o quadro que o Cardeal D. Henrique teria trazido para colocar na capela da igreja da Universidade, actual Igreja do Espírito Santo, onde ficaria o seu túmulo.
A pintura é também referida por Gabriel Pereira na relação que fez da colecção de desenhos e pinturas da B.P.E. em 1884, com o número 162, como "S. Jeronimo escrevendo".
A 1 de Março de 19115 a colecção da Biblioteca Pública de Évora foi transferida para o Museu de Évora.
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Bibliografia
ESPANCA, Túlio - As Antigas Colecções de Pintura da Livraria de D. Frei Manuel do Cenáculo e dos Extintos Conventos de Évora in A Cidade de Évora, nº 17 - 18. Évora: C.M.E., 1949
PEREIRA, Gabriel - A collecção de desenhos e pinturas da Bibliotheca d'Évora em 1884. Lisboa: Officina Typographica, 1903
SOBRAL, Luís de Moura - Pintura Portuguesa do Século XVII - Histórias Lendas Narrativas. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2004
Exposições
Pintura Portuguesa do Século XVII - Histórias Lendas Narrativas