Painel de azulejos com as armas de Frei Luís da Silva Teles
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 5001
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (Oleiro)
-
Datação: 1692/1700
-
-
Técnica: Majólica
-
Dimensões (cm): Alt. 119 (painel); 14,1 (unidade) x Larg. 142,5 (painel); 14,1 (unidade)
-
Descrição: Painel de azulejos de padrão em azul e branco, com as armas do Arcebispo de Évora, Frei Luís Teles da Silva (1691-1703), realçadas com apontamentos em amarelo torrado. O padrão, de módulo 4x4, apresenta um florão central delimitado por uma estrutura circular, da qual partem ramos e flores que convergem nos cantos formando quatro círculos. A barra, limitada por um friso retilíneo, apoia-se também numa composição vegetalista, ritmada pela repetição de uma flor de pétalas radiais. As armas, apostas sobre uma cartela caprichosamente recortada com volutas, sobrepõem-se ao padrão e ultrapassam o limite interno da barra, como se tratasse de um elemento adicional à composição decorativa.
-
-
Origem/Historial: O arcebispo de Évora, Frei Luís Teles da Silva (1691-1703), patrocinou uma série de obras importantes, geralmente assinaladas com o seu brasão de armas. As obras realizadas no Paço Episcopal devem coicindir com o início do exercício do cargo, e para tal foram encomendados dois tipos de padrão, ambos em azul e branco (Espanca, 1966: 118), evocando a excelência da porcelana chinesa, segundo um gosto que se vai progressivamente impondo no último quartel do século XVII . O arcebispo Teles da Silva foi ainda o responsável pela encomenda dos azulejos da Igreja de Santo Antão, em Évora, aplicados na capela baptismal e também na sacristia e escadas de acesso ao retábulo, nos quais também figuram as suas armas (Espanca, 1966: 210 e 214).
-
Incorporação: Paço Arquiepiscopal
-
Centro de Fabrico: Lisboa
Bibliografia
- ESPANCA, Túlio - Inventário Artístico de Portugal, VII, Concelho de Évora, vol. I. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Art, 1966