Vendedor de aves
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 972
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 46 x Larg. 35
-
Descrição: Sobre um fundo escuro, um homem de meia idade encontra-se frente a uma banca onde pousa m cesto cheio de aves mortas. Em frente do cesto, sobre a banca, um jarro e um pequeno pássaro morto. O homem tem longas barbas negras, veste-se de escuro, com uma camisa larga e a cobrir a cabeça um chapéu preto, redondo. O rosto do homem é bastante largo, redondo e encontra-se bastante corado. Através da boca entreaberta, vêem-se os dentes.
-
-
Origem/Historial: A pintura pertenceu à colecção da Biblioteca Pública de Évora, vindo referida no inventário manuscrito desta colecção feito por António Francisco Barata em 1890 com o número 146, como "Costumes". Também Gabriel Pereira refere a sua existência nesta colecção, na relação que dela faz em 1884 (Pereira, 1903), onde a pintura aparece com o número 143 como "Homem com cabaz de aves mortas", pondo a hipótese de a pintura ser holandesa.
Relacionadas com esta pintura existem mais três telas no Museu de Évora, às quais se pode atribuir a mesma autoria, respectivamente as pinturas com os números de inventário ME 1104 "Mulher com Jarro" ou "Mulher e rapaz", ME 1108 com o mesmo tema da anterior e ME 1107 "Vendedor de fruta" ou "Rapaz com hortaliça". No entanto, na referida relação de Gabriel Pereira, este autor fala na existência de um conjunto mais vasto de pinturas (ver p.22)
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- PEREIRA, Gabriel - A collecção de desenhos e pinturas da Bibliotheca d'Évora em 1884. Lisboa: Officina Typographica, 1903