A Muralha
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 19359
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA (-)
-
Datação: 1955
-
Suporte: Papel.
-
Técnica: Litografia.
-
Dimensões (cm): Alt. 25 x Larg. 19.5
-
Descrição: Programa da peça "A Muralha", com capa identificando o nome da companhia, a época e nome do teatro em que foi apresentada, impresso a preto e vermelho sobre um fundo beje; na parte superior, escudo português coroado envolto em cortina verde, simbolizando o teatro. No interior, ficha técnica, elenco e distribuição.
"A Muralha",(La Mauralla, 1954) comédia dramática em duas partes, dividida cada uma em dois quadros apresentada pela Cª Rey Colaço Robles Monteiro no Teatro Nacional de D. Maria II em 1955 (Estreia a 30 de Novembro). Texto original de Joaquim Calvo Sotelo (trad. de Francisco Marques dos Santos), encenação de Amélia Rey Colaço e Robles Monteiro, cenário de Lucien Donnatt e direcção de cena de Pedro Lemos. Interpretações de Amélia Rey Colaço, Helena Félix, Lurdes Norberto ou Carmen Dolores,(indicação manuscrita) Raul de Carvalho, Robles Monteiro, António Palma, Luiz Filipe e Manuel Correia.
-
-
Origem/Historial: Sinopse: Tem como tema de fundo os vencedores e vencidos da Guerra Civil Espanhola. O protagonista da peça, que dirigiu um corpo das tropas vencedoras prendeu um notário, a quem prometeu que não seria fuzilado, se este fizesse escrituras legando-lhe todos os seus bens. O notário assim faz, mas acabou por ser executado. Tempos mais tarde, o protagonista soube que lhe restam poucos meses de vida, o que o levou a devolver todos os bens aos legítimos proprietários, herdeiros do notário, numa tentativa de salvar a sua alma. Esta vontade tem a oosição da família que se ergue contra ele como uma verdadeira muralha.
-
Incorporação: Cecília Araújo
-
Bibliografia
- MUSEU NACIONAL, do Teatro - A Companhia Rey Colaço Robles Monteiro (1921-1974). Lisboa: MNT, 1987