O Último Inquilino;O Rei Está a Morrer
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 5092
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA (-)
-
Datação: 1970
-
Suporte: Papel.
-
Técnica: Litografia.
-
Dimensões (cm): Alt. 24 x Larg. 16
-
Descrição: Programa das peças "O Último Inquilino" e "O Rei Está a Morrer", pela Cª Rey Colaço Robles Monteiro no Teatro da Trindade em 1970. Capa identificando o nome do teatro em que foi apresentado, impresso a preto e branco sobre um fundo vermelho; na parte superior, escudo português coroado, envolto em cortina vermelho escuro, simbolizando o teatro. No interior, publicidade, textos relativos ao autor, tradutor, à peça e encenador, elenco e distribuição, ficha-técnica, nome de peças apresentadas pela Cª Rey Colaço Robles Monteiro, bem como fotografias de rosto a preto e branco dos actores.
O Último Inquilino de Eugène Ionesco. Tradução de Fernanda de Castro. Encenação de Pedro Lemos, com cenários de Lucien Donnat e interpretações de Madalena Sotto (a porteira), Pedro Lemos (o inquilino), João Perry (1º carregador) e Rui Pedro (2º carregador)
O Rei Está a Morrer de Eugéne Ionesco. Tradução de Fernanda de Castro. Encenação de Jacques Mauclair com a supervisão de Eugène Ionesco, direcção de Amélia Rey Colaço, cenário e figurinos de Lucien Donnat e as interpretações de José de Castro (o rei), Mariana Rey Monteiro (Rainha Margarida, 1ª mulher do rei), Henriqueta Maya (Rainha Maria, 2ª mulher do rei), Paiva Raposo (o Físico), Elisa Lisboa (mulher a dias e enfermeira) e Luís Filipe. (a sentinela)
-
-
Origem/Historial:
-
Incorporação: Gabriela Pinhanços
-
Bibliografia
- MUSEU NACIONAL, do Teatro - A Companhia Rey Colaço Robles Monteiro (1921-1974). Lisboa: MNT, 1987