"Maria Trapalhona" e "O Mistério da Fábrica de Chocolates"
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 181195
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA (-)
-
Datação: 1957
-
Suporte: Papel
-
Técnica: Litografia
-
Dimensões (cm): Alt. 16.4 x Larg. 13.4
-
Descrição: Programa das peças "Maria Trapalhona" e "O Mistério da Fábrica de Chocolates", levada à cena pelo Teatro do Gerifalto no Teatro da Trindade em 1957. Na capa, sobre fundo castanho claro, logotipo da companhia Teatro do Gerifalto (águia) e indicação dos títulos da peças e respectivos autores (Thais Bianchi e José António Ribeiro) bem como o nome do director artístico (António Manuel couto Viana). No interior, textos relativos à companhia e ao Teatro Infantil, fichas técnica e artística e distribuição de ambas as peças seguidas de pequenas biografias dos autores e de alguns elementos da ficha técnica e artística. Na contra-capa, logotipo da companhia e indicação do local da apresentação do espectáculo.
"Maria Trapalhona", peça infantil em 1 acto de Tahïs Bianchi, com cenários e figurinos de Rui Mendes, encenação de António Manuel Couto Viana, realização cenográfica de Manuel de Oliveira e Reinaldo Martins e interpretação de Alexandre Vieira (1º Polichinelo), Palma Vaz (2º Polichinelo), Maria Albergaria (D. Joana Confusão), Fernanda Montemor (Maria Trapalhona), Fernanda Alves (Mãe), Alda Rodrigues (Boneca) e Canto e Castro (Palhaço Tudo Azul).
"O Mistério da Fábrica de Chocolates", peça infantil em 2 actos, de José António Ribeiro, com cenários de Nuno Vieira, figurinos de Melo Frazão, encenação de António Manuel Couto Viana, realização cenográfica de Manuel de Oliveira e Reinaldo Martins e interpretação de Eduardo Silveira (Rei), Maria Albergaria (Rainha), Rui Mendes (1º Criado), Alexandre Vieira (General), Canto e Castro (Almirante), Fernanda Alves (Fada Bom Coração),Morais e Castro (2º Criado), Fernanda Montemor (Princesa), Luis Horta (Primeiro Ministro), Rui Furtado (Pasteleiro), Joaquim Rosa (Rapaz), José Viana (Bandido) e Luis Cerqueira (Cão).
-
-
Origem/Historial:
-
Incorporação: Maria Chaves de Almeida
-