Campanha Nacional de Educação de Adultos/Cª Teatro da Mocidade Portuguesa:
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 225356
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA (-)
-
Datação: Século 20
-
Suporte: Papel.
-
Técnica: Litografia.
-
Dimensões (cm): Alt. 22 x Larg. 16.1
-
Descrição: Programa do Espectáculo de Teatro no âmbito da Campanha Nacional de Educação de Adultos. Capa de fundo creme indicando o título do evento, a castanho e preto, tendo desenho de figura masculina, possivelmente de vaqueiro. No interior, ficha técnica e distribuição de cada peça.
Foram apresentadas as seguintes peças:
O FidalgoAprendiz, farsa de Francisco Manuel de Melo com interpretações de Maria Albergaria (Isabel), Fernanda Montemor (Brites), Tomás de Macedo (D. Gil) e Mário pereira (D. Beltrão).
Auto da Visitação, de Gil Vicente com interpretação de Mário Pereira (Vaqueiro).
Auto da Alma, de Gil Vicente com interpretações de Fernanda Montemor (Anjo), Maria Albergaria (Alma), Mário Pereira (1º Diabo) e Tomás de Macedo (2º Diabo).
Castro, tragédia de António Ferreira com interpretações de Fernanda Montemor (Castro), Maria Albergaria (Ama), Mário Pereira (infante) e Tomás de Macedo (mensageiro).
Guerras de Alecrim e Mangerona, comédia de António José da Silva com interpretações de Maria Albergaria (Sevadilha), Mário Pereira (Semicúpio), Fernanda Montemor (D. Cloris) e Tomás de Macedo (D. Lanserote).
Frei Luis de Sousa, drama de Almeida Garrett com interpretações de Maria Albergaria (D. Madalena), Fernanda Montemor (Maria), Tomás de Macedo (Telmo), Mário Pereira (Frei Jorge) e Tomás de Macedo (D. Manuel). Os cenários e figurinos foram de autoria de António Vaz Pereira.
Senhorinha de Maria Teresa Rebelo Raposo (premiada no Concurso de peças de teatro para a Campanha) com interpretações de Fernanda Montemor (senhorinha), Maria Albergaria (rapariga), Mário Pereira (fugitivo) e Tomás de Macedo (homem). Cenário de Dário Vidal e figurinos de António Vaz Pereira.
Fui à Fonte para te Ver, de Fernando de Paços. Teatro de Fantoches apresentado no intervalo do espectáculo.
As notas sobre os autores e obras apresentadas foram de autoria de David Mourão-Ferreira. A encenação do espectáculo foi de António Manuel Couto Viana.
-
-
-
Incorporação: António Manuel Couto Viana
-