Retrato do Cardeal Gio Baptista Ptolomeu, S.J.
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 1092
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 51 x Larg. 41
-
Descrição: Retrato de um homem de meia idade, levemente voltado à direita. O retratado veste sotaina vermelha de cardeal e tem um pequeno barrete vermelho a cobrir-lha a cabeça e é identificado pela legenda que se encontra na margem inferior como o Cardeal Gio. Baptista Ptolomeu, pertencente à Sociedade de Jesus. Trata-se de um homem magro, de rosto severo, marcado por um nariz direito e comprido e por uma boca pequena e fina; de olhar intenso, mas algo melancólico. O rosto destaca-se sobre um fundo escuro.
A parte inferior da pintura é ocucpada por uma legenga escrita a maiúsculas, em negro sobre uma faixa branca.
-
-
Origem/Historial: Segundo documento publicado por Túlio Espanca, (Espanca, 1949, p. 31) a pintura deu entrada na Biblioteca Pública de Évora no dia 15 de Novembro de 1839, proveniente do "antigo Collégio dos Jesuitas".
Esta informação consta tambem no inventário da colecção de pinturas da B.P.E. feito por António Francisco Barata em 1890, onde a pintura aparece com o número 307.
A 1 de Março de 1915 a colecção da B.P.E. foi transferida para o Museu de Évora.
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- ESPANCA, Tulio - As Antigas Colecções de Pintura da Livraria de D. Frei Manuel do Cenáculo e dos Extintos Conventos de Évora in Cadernos de Historia e Arte Eborense. Évora: Edições Nazareth, 1949