Follis
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 6706
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Numismática
-
Autor:
Pintor (Desconhecido)
-
Datação: 297/298
-
-
Técnica: Cunhagem
-
Dimensões (cm): Diâm. 2 x Esp. 0,1
-
Descrição: Follis, em forma de círculo irregular, que no anverso tem representado, em campo limitado por texto desenvolvido em bordadura e por cercadura de ponteados, um busto masculino de perfil à direita, radiado e com vestes drapeadas que lhe caem sobre os ombros. No reverso encontra-se, em campo limitado por cercadura de ponteados, a legenda no interior de um grinalda.
-
-
Origem/Historial: Em 1807 foram achadas na "Torre" num vaso de barro fechado diversas moedas da época romana. Segundo a mesma fonte ("Dicionário Histórico Corográphico", 1915 ) estas moedas foram compradas pelo P. Luiz Duarte Villela, e oferecidas por este ao Bispo de Évora. É muito provável que esta moeda pertencesse a tal colecção. Gabriel Pereira (1947) refere que a colecção de moedas do Cenáculo era vasto em número, beleza e raridade. Em 1808 os franceses saquearam-na quase na totalidade " levaram tudo, diz Cenáculo, desde os talheres até ao meu annel " (Gabriel Pereira, pág. 120). Ficaram algumas moedas de bronze, chamadas celtibéricas e romanas, que segundo Gabriel Pereira, talvez por "feias e grosseiras não chamaram as atenções dos heróis do império". Esta colecção foi incorporada na Biblioteca Pública de Évora - antigo Museu - , e transferida em 1915, juntamente com o resto da colecção, para o actual Museu de Évora.
-
Incorporação: Da Biblioteca Pública de Évora para o Museu de Évora
-
Centro de Fabrico: Roma
Bibliografia
- CARSON, Robert Andrew Glendinning - Principal Coins of the Romans. vol. III. Londres: 1981
- ESTEVES, Pereira; Guilherme Rodrigues - Portugal, Dicionário Histórico, Corographico, Biographia. Lisboa: C Cª Editoras, 1915
- PEREIRA, Gabriel - Estudos Eborenses, I, 2ª ed. Évora: Edições Nazareth, 1947