Prisão de Jesus
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 1106
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 115 x Larg. 123
-
Descrição: Nesta pintura está representado um dos episódios ligados à prisão de Jesus. Segundo São Lucas, num momento de cólera, Pedro precipitou-se sobre malco, um criado do sumo-sacerdote que levava consigo uma lanterna para iluminar o caminho dos soldados, e cortou-se uma orelha. Calmamente, Jesus ordenou-lhe que embainhasse a sua espada e, agarrou a orelha de Malco que, miraculosamente, voltou a colar no lugar. Assim, no centro da pintura, encontra-se Malco em primeiro plano, prostrado no chão. De pé, à sua volta, do lado direito, Pedro que está a embainhar o seu punhal, ao centro, de frente para o espectador, Jesus que segura a orelha de Malco na mão esquerda e, junto a si, voltado de perfil, um outro apóstolo. Por detrás deste grupo, de cada um dos lados, encontram-se vários soldados, um dos quais, do lado direito, segura uma corda que se prepara para lançar a Jesus.
Todas estas personagens se encontram agrupadas de uma forma compacta, ocupando toda a superfície da tela. O desenho é pouco cuidado, as figuras são estáticas, rigídas e algo desproporcionadas.
A pintura encontra-se num estado de conservação bastante deficiente, pelo que é difícil fazer uma descrição mais pormenorizada.
-
-
Origem/Historial: A pintura pertenceu à colecção da Biblioteca Pública de Évora. Embora não constando no inventário feito por António Francisco Barata em 1890, que termina no número 481, sabe-se que a pintura teria o número de inventário 487, ainda visível numa fotografia antiga existente no Museu.
A 1 de Março de 1915 a colecção da B.P.E. foi transferida para o Museu de Évora.
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-