Programa do filme "Madragoa" / Lisboa Filme / Cinema Monumental
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 54613
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA (-)
-
Datação: 1952
-
Suporte: Papel.
-
Técnica: Litografia.
-
Dimensões (cm): Alt. 23.5 x Larg. 16.2
-
Descrição: Programa do filme "Madragoa". Capa de fundo creme, impressa a verde e castanho, com indicação do seu título, junto de pauta de música; em destaque, imagem de varanda em águas-furtadas e de guitarra e flor. No interior, fotografias de cena, texto relativo ao cinema Monumental, argumento, notas relativas ao realizador do filme, ordem do espectáculo, letras dos fados, fotografia de Deolinda Rodrigues e notas relativas ao elenco. Na contra-capa, letra do "Fado do Retiro" e fotografia de Ercília Costa cantando o fado do Retiro.
Antes do filme foram apresentados "Forja de Maravilhas", "Jornal de Actualidades" e o documentário "Ofir".
Filme "Madragoa", apresentado no cinema Monumental (Lisboa), em 1952. Realização de Perdigão Queiroga; Produção de Lisboa Filme; Assistência geral de Januário Moreira; Argumento de Gualdim Pais; Diálogos de João Bastos; Decoração de Mário Costa; Adereços de Humberto Fortes; Caracterização de Aguiar de Oliveira; Música de Fernando de Carvalho; Canções de Frederico Valério (fados); Estúdios da Lisboa Filme; Intérpretes: Deolinda Rodrigues, Ercília Costa, Silva Araújo, Helga Liné, Barroso Lopes, Manuel Santos Carvalho, Augusto Costa / Costinha, Estevão Amarante, Assis Pacheco, Carlos José Teixeira, Maria Olguim e Eugénio Salvador.
O filme teve a sua estreia no cinema Monumental, a 11 de Janeiro de 1952.
-
-
-
Incorporação: Fernando Durão Costa
-
Centro de Fabrico: Portugal.
Bibliografia
- MATOS-CRUZ, José de - O Cais do Olhar. O Cinema Português de Longa Metragem e a Ficção Muda. Lisboa: Cinemateca Portuguesa, 1999
Exposições
-
Fado no Cinema
- Museu do Fado
- Exposição Física