Programa do filme "Fado Corrido" / Prod. Filipe de Solms
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 25620
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
Autor desconhecido (Designer gráfico)
-
Datação: 1964
-
Suporte: Papel.
-
Técnica: Litografia.
-
Dimensões (cm): Alt. 22.4 x Larg. 15.7
-
Descrição: Programa do filme "Fado Corrido". Capa indicando o nome da protagonista e o título do filme, a letras brancas sobre pintura de rosto de Amália Rodrigues. No interior, fotografias de cena com a fadista e indicação de alguns elementos da ficha técnica e artística. Na contra-capa, fotografias de cena e enumeração das músicas cantadas por Amália e Carlos Ramos no filme.
"Fado Corrido" (1964), filme adaptado dos originais "Agora Fado Corrido" e "Gaivotas em Terra", de David Mourão Ferreira. Realização, planificação e adaptação de Jorge Brum do Canto; Produção de Filipe de Solms; Argumento de David Mourão Ferreira; Direcção musical de Shegundo Gallarza; Diálogos de Jorge Brum do Canto e David Mourão Ferreira; Distribuição de Filmes Castello Lopes; Intérpretes: Amália Rodrigues (Maria do Amparo), Jorge Brum do Canto (D. Luís), Maria Adelina (Celestina), João Guedes (Veiga), Rolando Alves (Ramiro), Florbela Queirós (Mafalda), Isabel de Castro, Álvaro Pereira, Irene Cruz e Carlos Ramos (Ele-Próprio).
O filme teve a sua ante-estreia no Cinema Condes, a 15 de Outubro de 1964 e estreia no Cinema Condes e Cinema Roma, a 16 de Outubro de 1964.
-
-
-
Incorporação: António Gouveia.
-
Centro de Fabrico: Lisboa. Portugal.
Bibliografia
- MATOS-CRUZ, José de - O Cais do Olhar. O Cinema Português de Longa Metragem e a Ficção Muda. Lisboa: Cinemateca Portuguesa, 1999
Exposições
-
Amália Rodrigues
- Convento de S. José- Lagoa
- 6/10/2007 a 6/11/2007
- Exposição Física
-
Fado no Cinema
- Museu do Fado
- Exposição Física