Aparição a Afonso Henriques
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 1128
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 190 x Larg. 125
-
Descrição: Nesta pintura está representado o Milagre de Ourique, lenda segundo a qual Cristo teria aparecido a D. Afonso Henriques antes da Batalha de Ourique. Esta aparição seria um prenúncio da sua vitória contra os mouros e também uma garantia da proteção divina ao reino português, mas tem também um significado mais vasto: era uma garantia de que a indepêndencia portuguesa era de vontade divina e que o povo português era um povo eleito.
Ao centro da pintura, em primeiro plano, aparece o monarca ajoelhado no chão de terra, voltado para a esquerda, em atitude de adoração perante Cristo Crucificado que lhe aparece ao alto, numa abertura por entre as núvens cinzentas que cobrem o céu. O escudo do monarca encontra-se pousado no chão à sua frente. Ao fundo, do lado esquerdo, um eremitão está parado em frente da sua cabana e, do lado direito, as tendas brancas do acampamento militar.
No canto inferior esquerdo, colado directamente sobre a camada cromática, encontra-se um selo branco com o número 308.
A moldura é dourada, com alguma decoração.
-
-
Origem/Historial: A pintura pertenceu à colecção de Frei manuel do Cenáculo Vilas Boas, Arcebispo de Évora, vindo referida no inventário desta colecção feito após o falecimento do arcebispo, como o "Retrato de El Rei D. Afonso henriques na visão do campo de Ourique" queestaria colocado no lado esquerdo da galeria onde se encontrava parte da colecção. (Espanca, 1955-56, p.259). A pintura é também referida num outro inventário que se conhece desta colecção, realizado por Cunha Rivara, onde aparece referida por duas vezes (Espanca, 1949, pp.18 e 20)
A colecção cenáculo esteve na origem da colecção da Biblioteca Pública de Évora, da qual esta pintura passou a fazer parte sendo referida no inventário que da colecção fez António Francisco Barata, em 1890, com o número 308 e com a designação "Apparição a Affonso I".
A 1 de Março de 1915 a colecção da B.P.E. foi transferida para o Museu de Évora.
Relacionada com esta pintura existe no Museu de Évora uma gravura, com o número de inventário ME 2027, que reproduz a pintura e que tem a seguinte legenda: "Pintura com visos de muita antiguidade, descuberta nas visinhaças de Campo de Ouri/que, e que se conserva no Museu Archiepiscopal de Évora, para autorizar a Memoria da apparição, ao S. Rei D. Affonso Henriques."
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- ESPANCA, Túlio - "Espólio Artístico de Cenáculo" in A Cidade de Évora, n.º 37-38. Évora: Câmara Municipal de Évora, 1955-1956
- ESPANCA, Túlio - As Antigas Colecções de Pintura da Livraria de D. Frei Manuel do Cenáculo e dos Extintos Conventos de Évora in A Cidade de Évora, nº 17 - 18. Évora: C.M.E., 1949
- SOARES, Ernesto e H. C. Ferreira Lima - Dicionário de Iconografia Portuguesa, I Volume. Lisboa: Instituto para a Alta Cultura, 1947