Paisagem
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 1376
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 95 x Larg. 130
-
Descrição: Pintura a óleo sobre tela na qual está representada uma paisagem. O lado esquerdo é ocupado por uma densa vegetação. No canto inferior direito, num pequeno espaço aberto, encontra-se um pastor que segura uma cana erguida no ar, guardando uma vaca e um pequeno bezerro, junto aos quais se encontra um cão sentado. Por detrás a vegetação abre-se num arco, deixando ver uma extensa paisagem com um pequeno lago nas margens do qual se encontra uma construção . Ao fundo a paisagem prolonga-se até se diluir no céu.
A pintura está como que dividida nestes dois planos, sensação que é reforçada pela cor, mais forte no primeiro plano e mais ténue no segundo, onde a luminosidade também é maior.
A gama cromática oscila entre alguns tons de azul, verde, branco e castanho.
No canto inferior direito, colado directamente sobre a camada cromática encontra-se um selo branco com o número 428.
A moldura é castanha, simples.
-
-
Origem/Historial: A pintura pertenceu à coleção de Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, Arcebispo de Évora. Esta coleção esteve na origem da coleção da Biblioteca Pública de Évora vindo a pintura referida no inventàrio desta coleção feito por António Francisco Barata em 1890, com o número 428. Também neste inventário se levanta a hipótese da pintura ser da autoria de João ou André Both.
A 1 de Março de 1915 a coleção da Biblioteca Pública de Évora foi transferida para o Museu de Évora.
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-