Paisagem com moinho e gado
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 1420
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 100 x Larg. 137
-
Descrição: Paisagem com um moinho de água, um homem a trabalhar no campo e duas vacas a pastar. Do lado esquerdo, junto ao moinho, uma corda com roupas a secar. Ao fundo, numa elevação, dois homens encontram-se a conversar junto a uma pequena árvore: Perto deles encontra-se mais gado a pastar. Esta paisagem recorta-se contra um céu em tons de laranja e azul.
A pintura encontra-se em mau estado de conservação, pelo que não é possível fazer uma descrição mais pormenorizada.
-
-
Origem/Historial: A pintura poderá ter pertencido à coleção de Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, Arcebispo de Évora. Esta pintura deu origem à coleção da Biblioteca Pública de Évora.
No inventário que António Francisco Barata fez da coleção da B.P.E., em 1820, a pintura vem referida com o número 12, como "Paisagem" e levantando-se a hipótese de o seu autor ser Nicolau Bergheim.
Também na relação que Gabriel Pereira fez da coleção de pintura da coleção da Biblioteca Pública de Évora em 1884, a pintura vem referenciada. A pintura aparece com o número 245, como "Paisagem, moinho d`agua, bois" Gabriel Pereira levanta a hipótese de a pintura ser da mesma autoria das pinturas nº 145 e nº 146 desta sua relação, que são respectivamente as pinturas com o número de inventário ME 1415 e ME 930. (Pereira, 1903, p. 23)
A 1 de Março de 1915 a coleção da B.P.E. foi transferida para o Museu de Évora,
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- PEREIRA, Gabriel - A collecção de desenhos e pinturas da Bibliotheca d'Évora em 1884. Lisboa: Officina Typographica, 1903