Cena nocturna
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 1266
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 45 x Larg. 60
-
Descrição: No que parece ser um interior de uma gruta, um grupo de homens, alguns deles com espadas à cinta, reunem-se em volta de uma fogueira. Três destes homens encontram-se em pé, do lado esquerdo. À direita, sobre umas pedras, encontra-se um homem semi-deitado. voltado em direção aos seus companheiros que se encontram de pé, um outro homem, de pé, ergue um braço em direção do lume e um homem sentado a fumar um cachimbo. A fogueira arde por detrás das pedras, iluminado uma parte da caverna com uma luz de tons avermelhados contra a qual se desenham as figuras masculinas a contra-luz, enquanto que o primeiro grupo de homens é iluminado de forma frontal, com os rostos bem iluminados. As figuras dos homens são esguias e pintadas em tons escuros, destacando-se apenas os rostos banhados pela luz da fogueira.
A moldura é em madeira castanha escura, apenas enfeitada com dois frisos.
-
-
Origem/Historial: A pintura deverá ter pertencido à colecção de Frei Manuel do Cenáculo Vilas-Boas, Arcebispo de Évora, a qual deu origem á colecção da Biblioteca Pública de Évora.
No inventário da colecção da B.P.E. feito por António Francisco Barata em 1890 a pintura vem referenciada com o número 131, como: Scena de conspiradores ? ao lume". Tamém na relação que Gabriel Pereira fez em 1884, da colecção de desenhos e pinturas da B.P.E. vem a pintura referenciada, desta feita com o número 133 e como uma "Scena nocturna, uma gruta, salteadores aquecendo-se ao lume", afirmando este autor que a pintura está atribuida ao Morgado de Setúbal (Pereira, 1903, p.15)
A 1 de Março de 1915 a colecção da B.P.E. foi transferida para o Museu de Évora, onde esta pintura permaneceu até hoje
-
Incorporação: Transferência da biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- PEREIRA, Gabriel - A collecção de desenhos e pinturas da Bibliotheca d'Évora em 1884. Lisboa: Officina Typographica, 1903