"Cançoneta Francesa"
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 38366
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA; (Designer)
Negro, Thomaz del; (Músico)
Calderon, Carlos (Músico)
-
Datação: 1908
-
Suporte: papel
-
Técnica: litografia
-
Dimensões (cm): Alt. 34 x Larg. 27
-
Descrição: Folha de música para piano "Cançoneta Francesa", cantada pela actriz Júlia Mendes na revista "A.B.C.", apresentada no Teatro Avenida em 1908. Capa creme com fotografia, a sépia, da actriz Júlia Mendes. A fotografia está rodeada por uma pequena moldura com motivos florais. No topo da folha, impresso a castanho, o nome da canção, seguindo-se o nome da revista. Em baixo o nome da actriz que canta. No interior a respectiva pauta.
Revista "A.B.C." foi levada à cena pela Grande Companhia de Opereta do Teatro Avenida. Um original de Acácio Paiva e Ernesto Rodrigues. Direcção artística de Álvaro Cabral. Encenação de António Gomes e Luis de Aquino. Cenários de Augusto Pina, Eduardo Reis (filho), Angelo Samarani, Júlio Machado e Luis Salvador. Música de Tomás del Negro e Carlos Calderon. Interpretações de Álvaro Cabral, Pinto Ramos, José Alves, Estevão Amarante, Reinaldo José Salido, Paulo, Lucinda do Carmo, Ausenda de Oliveira, Maria Mendes, Isabel Ferreira, Encarnação Barbosa, Branca de Matos, Carlota Ferreira, Inês Ramos, Candida Moraes, Georgina Costa, Helena Silva, Maria Cerqueira, Beatriz, Berta Araújo e Victória Tavares.
Depois da implantação da República foram acrescentados 2 quadros: O último duelo e glória à República. (informação retirada da CetBase).
-
-
-
Incorporação: Eduardo Antunes Martinho
-