Descida da Cruz
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 1370
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17/18
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 110 x Larg. 76
-
Descrição: Pintura a óleo sobre tela, representado a Descida da Cruz. Nesta pintura as diferentes personagens agrupam-se em torno da cruz, num grupo denso, que ocupa todo o primeiro plano da pintura. A cruz encontra-se ligeiramente deslocada para o lado esquerdo e nos braços apoiam-se duas escadas.
O corpo de Cristo está a ser descido da cruz, com a ajuda de um grande lençol branco e todos os diferentes personagens participam nesta operação de grande dificuldade. O corpo de Cristo ocupa o centro da pintura e os outros personagens estão dispostos em volta dele. Assim, do lado esquerdo, um dos ajudantes de José e Nicodemos encontra-se de pé sobre as escadas apoiando o peito no braço da cruz e com uma das mãos segura Cristo por um braço, prendendo com a boca o lençol. Um pouco mais abaixo, um outro homem, desce a escada voltado de frente para o espectador, ao mesmo tempo que segura no lençol. No chão, mas com um pé apoiado na escada, encontra-se São João, que recebe o corpo de Cristo nos braços. Do lado direito, um outro homem também no cimo das escadas, e debruçando-se para a frente sobre o braço da cruz. segura uma das pontas do lençl, um pouco mais abaixo um dos homens mais idosos , também apoiado na escada, segura também o lençol e, por debaixo dele, encontra-se a Virgem, que toca um dos braços de Cristo. Em baixo, ao lado de São João, Maria Madalena, que ajoelhada no chão, segura um dos pés de Cristo e, a seu lado, também ajoelhada no chão, uma das outras Mulheres ajuda também nesta operação. Ao centro, o corpo de Cristo de uma luminosidade que o lençol branco ajuda a acentuar.
Do lado direito, no chão, encontra-se uma bacia de metal e, pousada sobre ela a coroa de espinhos. Ao lado uma folha branca.
Todos os personagens se encontram vestidos com túnicas e mantos de grande simplicidade, excepto Maria Madalena que se encontra vestida com um traje amarelo de mangas e decote brancos, modelo típico do século XVIII.
A moldura é dourada.
O quadro foi pintado a partir de uma gravura que reproduz a Descida da Cruz de Rubens, a qual aparece aqui fielmente reproduzida só que com a imagem invertida.
-
-
Origem/Historial: A pintura deverá ter pertencido à coleção de Frei Manuel do Cenáculo Villas - Boas, Arcebispo de Évora. Esta colecção deu origem á colecção da Biblioteca Pública de Évora a qual , a 1 de Março de 1915, foi transferida para o Museu de Évora.
Actualmente a pintura encontra-se cedida a título de depósito precário ao Governo Civil de Évora (ver despachos de 1958 e 14 de Março de 1969).
Pintura segue o modelo de Rubens (Catedral de Antuérpia, 1612-1614).
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-