Retrato de Santo Inácio de Loyola

  • Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
  • Nº de Inventário: ME 1282
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 17
  • Suporte: Óleo
  • Técnica: Tela
  • Dimensões (cm): Alt. 70 x Larg. 60
  • Descrição: Pintura que representa Santo Inácio de Loyola, identificado por legenda na parte inferior. A representação segue e iconografia habitual de Santo Inácio de Loyola que se encontra aqui representado num retrato de meio corpo, ligeiramente voltado à esquerda, vestido com o hábito dos jesuítas. O santo tem um rosto pálido e afilado, com bigode e ligeura barba ao centro do queixo, o nariz é comprido e afilado e a linha das sobrancelhas , finas e bastante compridas segue a linha do nariz. Os olhos, escuros e amendoados, são bastante cavados. A cabeça, meio calva, está rodeada por uma pequena auréola de luz. A brancura do rosto destaca-se contra o negro do resto da pintura. No canto superior esquerdo encontra-se o símbolo da Companhia de Jesus. Na parte inferior do quadro, inscrita numa barra de fundo negro, separada do resto da pintura por uma estreita linha cinzenta, uma legenda identificadora do santo retratado em letras pintadas a dourado (ver Inscrições). No canto inferior esquerdo, colado imediatamente acima da legenda encontra-se colado um selo de papel branco com o número 20, que corresponde à identificação da pintura no catálogo da colecção de pintura da Biblioteca Pública de Évora, feito por António Franncisco Barata em 1890. Trata-se de uma pintura a óleo sobre tela a qual está colada sobra madeira. A moldura é preta, enfeitada apenas com um ligeiro filete dourado e trata-se certamente da moldura original (ver Origem)
  • Origem/Historial: A pintura pertenceu à colecção de Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, Arcebispo de Évora, vindo referida nos dois inventários desta colecção que se conhecem. Assim no inventário feito por Cunha Rivara e João Rafael de Lemos a pintura vem referida na segunda das listas que aparecem sobre o título "Paineis", com o número 44, como "S. Ignacio de Loyola". (Espanca, 1949, p, 19) No outro inventário, feito após a morte do prelado em 1814, a pintura vem referida como um "...painel de três palmos, com caixilho preto, figurando o retrato de S. Inácio - Vera Efígie", que estaria colocado no lado direito da galeria do Paço Arcebispal (Espanca, 1955-56, p. 250). A colecção de Frei Manuel do Cenáculo deu origem à colecção da Biblioteca Pública de Évora vindo a pintura referida no catálogo desta colecção feito por António Francisco Barata em 1890, com o número 29, como "S,Ignacio". E também na relação que Gabriel Pereira faz em 1884 da colecção de desenhos e pinturas da Biblioteca Pública de Évora vem a pintura referida, desta feita com o número 16 e identificada como "Tela. Retrato de Ignacio de Loyola" (Pereira, 1903, p.16) A 1 de Março de 1915 a colecção da Biblioteca Pública de Évora foi transferida para o Museu de Évora
  • Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora

Bibliografia

  • ESPANCA, Túlio - "Espólio Artístico de Cenáculo" in A Cidade de Évora, n.º 37-38. Évora: Câmara Municipal de Évora, 1955-1956
  • ESPANCA, Tulio - As Antigas Colecções de Pintura da Livraria de D. Frei Manuel do Cenáculo e dos Extintos Conventos de Évora in Cadernos de Historia e Arte Eborense. Évora: Edições Nazareth, 1949
  • PEREIRA, Gabriel - A collecção de desenhos e pinturas da Bibliotheca d'Évora em 1884. Lisboa: Officina Typographica, 1903

Multimédia

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