Retrato de D. Frei António do Espírito Santo, Bispo
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 1284
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 113 x Larg. 92
-
Descrição: Retrato de um homem identificado numa legenda na parte inferior como D. Frei António do Espírito Santo. Trata-se de uma homem de idade, com o cabelo embranquecido, e um rosto de traços finos. O retratado encontra-se sentado a uma mesa, escrevendo num livro. Sobre a mesa encontramse a mitra episcopal e um solidéu preto e dois pequenos tinteiros. O bispo está vestido com o hábito dos carmelitas, tendo ao peito a cruz episcopal e na mão direita, que segura uma pena, o anel da mesma dignidade. Encontra-se sentado numa cadeira de braços, forrada de veludo verde. O fundo, do lado esquerdo, é ocupado por um cortinado repuxado, exactamente da mesma cor do forro do cadeirão. Do lado direito encontra-se uma estante de madeira clara, coberta de livros. Ao alto, ligeiramente deslocado para a direita um brasão com as armas familiares do bispo.
Na parte inferior da pintura, em letras brancas sobre fundo negro, uma legenda que identifica o retratado (ver Marcas e Inscrições)
Em termos de composição, os vários elementos que compõem a pintura encontram-se bastante concentrados no espaço disponível.
A gama cromática é pouco variada e as várias zonas de cor são tratadas como superfícies homogéneas. A transição entre as zonas de luz e sombra é feita de modo brusco o que confere uma enorme rigidez a toda a pintura.
-
-
Origem/Historial: A pintura pertenceu à colecção da Biblioteca Pública de Évora vindo referida no inventário desta colecção, feito por António Francisco Barata em 1890, com o número 361 e o título "D.Fr Antonio do Espirito Santo, Bispo de Angola.1672"
A 1 de Março de 1915 a colecção da Biblioteca Pública de Évora foi transferida para o Museu de Évora.
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-