Retrato de eclesiástico
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 1285
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 106,5 x Larg. 80
-
Descrição: Retrato de homem vestindo traje eclesiástico, sentado e ligeiramente voltado à esquerda. Trata-se de um homem de idade, de rosto pálido e marcado. Veste batina preta e coberta com uma capa da mesma cor e sobre o peito, pendente de um fio preso ao pescoço, um enorme crucifixo de madeira com a imagem de Cristo e as extremidades dos braços da cruz, em dourado. A mão direita, levantada à altura do peito, encontra-se a apoiar a extremidade do crucifixo. O braço esquerdo encontra-se apoiado no braço da cadeira. Esta é uma cadeira de costas altas, forrada a vermelho. O fundo da pintura é cinzento escuro, pintado de forma homogénea.
A figura ocupa todo o primeiro plano da pintura, que não tem quase profundidade. A gama cromática é pouco variada, semdo as várias cores aplicadas de forma homogénea. O desenho é rigído.
A moldura é em madeira preta.
-
-
Origem/Historial: A pintura pertenceu à colecção da biblioteca Pública de Évora, vindo referida no inventário desta colecção feito por António francisco Barata em 1890, com o número 356 e identificada como "Frade".
A 1 de Março de 1915 a colecção da B.P.E. foi transferida para o Museu de Évora.
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-