São Bento, Santo Agostinho, Santo André e outro
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 1387
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Pintor)
-
Datação: Século 17
-
Suporte: Madeira
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 35 x Larg. 70
-
Descrição: Painel de madeira, de forma rectangular, sobre o comprido e que ainda se encontra inserido em parte de uma estrutura de madeira.
A pintura apresenta grandes lacunas na camada cromática, tendo desaparecido quase completamente a figura que se encontra do lado direito. No entanto é visível que se trata de uma composição com quatro figuras, dispostas lado a lado, seguindo o formato da pintura. Tradicionalmente estas fguras têm sido identificadas como São Bento, Santo Agostinho e Santo André, sendo difícil identificar a figura que se encontra na extremidade direita por se ter perdido quase por completo. No entanto há que confirmar estas identificações.
-
-
Origem/Historial: A pintura pertenceu ao Convento de Santa Clara, de Évora, onde estaria colocada na Capela do Capítulo, fazendo parte de um retábulo (Espanca, 1949, p. 38). Em 1945, após a extinção do convento, a pintura foi incorporada na colecção da Biblioteca Pública de Évora e a 1 de Março de 1915, tal como o resto da colecção da B.P.E., foi transferida para o Museu de Évora.
-
Incorporação: Tranasferência da Biblioteca Pública de Évora
-