Plano de defesa e de ataque a Évora em 29 de Julho de 1808
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 871
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Gravura
-
Autor:
Autor desconhecido (Gravador)
-
Datação: Século 19
-
Suporte: Papel
-
Técnica: Gravura a água-forte
-
Dimensões (cm): Alt. mancha - 29,9 x Larg. mancha - 19,6
-
Descrição: A gravura apresenta dois mapas: o ' PLANO DO ATAQUE FEITO A CIDADE DE EVORA EM O DIA 29 DE JULHO DE 1808 ' e o ' PLANO DA DEFEZA QUE A CID.E DE EVORA FÉZ EM O DIA 29 DE JULHO DE 1808 ' e ambos apresentam legenda. Tem brasão de escudo boleado de bico, partido: o primeiro de vermelho com asna chaveirada a preto; o segundo de vermelho com xadrezado de vermelho e preto de duas peças com duas palas. Tem a divisa: " Scutum et arma combaret igni "....
Ver mais Fechar
-
-
Origem/Historial: A gravura foi oferecida por José Bernardo Martins Pereira. Esta informação aparece no verso da gravura (segundo a folha de inventário do Museu, já que actualmente o verso da gravura está tapado ) em papel timbrado da ' Creche Bento da Silva Fernandes da Vila do Barreiro fundada em 18 de Janeiro de 1931' :
" Oferta / Eu José bernardo Martins Pereira, naural de São Bartolomeu de Messines e residente nesta Vila do Barreiro há mais d...
Ver maise oito anos, exercendo actualmente o cargo de Primeiro Secretário da Creche Bento da Silva Fernandes desta vila do Barreiro, ofereço a esta benemérita Instituição este quadro de ataque e defesa da Cidade de Évora em 29 de Julho de 1808.
Mais declaro que se a referida Instituição deixar de existir desejo que o quadro passe definitivamente para o Museu da Cidade de Évora.
Barreiro, 16 de Julho d 1934
O Primeiro Secretário da Creche
ass) José Bernardo Martins Pereira " Fechar
-
Incorporação: Oferta de José Bernardo Martins Pereira
-