Cristo e o tributo a César
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 966
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Gravura
-
Autor:
Autor desconhecido (Gravador)
-
Datação: Século 17/19
-
Suporte: Papel
-
Técnica: Litografia
-
Dimensões (cm): Alt. mancha - 45,9 x Larg. mancha - 61,7
-
Descrição: Gravura a cores que apresenta a Parábola do Tributo a César contada no Evangelho de São Mateus: os sacrificadores e os escribas, numa tentativa de comprometer Jesus, perguntam-lhe se podem pagar o tributo a César. Jesus pergunta-lhes qual a efígie que a moeda apresenta e como vê que é a do imperador romano, diz-lhes que devem dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
Nesta composição, Jesus Cristo aparece junto a uma coluna, de túnica vermelha e azul, apontando com uma mão para o céu e com a outra indica a moeda que um dos cinco homens com quem fala lhe mostra Este, o mais velho dos cinco vestindo uma túnica castanha, aponta também para a moea; por detrás dele surgem três homens que escutam o que Jesus diz e um deles esfrega a mão no queixo e parece interrogar o observador sobre a questão. O quinto homem ladeia Jesus e inclina-se para baixo para ver também melhor a moeda.
-
-
Origem/Historial: Esta gravura foi provavelmente transferida em 1915 da Biblioteca Pública de Évora para o actual Museu de Évora.
-
Incorporação: Biblioteca Pública de Évora
-