Figurino "Diabo" para "A História do Soldado"/Circulo de Cultura Musical/T.N.S. Carlos
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 242717
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Desenho
-
Autor:
Donnat, Lucien (-)
-
Datação: 1944
-
Suporte: cartolina
-
Técnica: deseno;pintura
-
Dimensões (cm): Alt. . x Larg. .
-
Descrição: Figurino para "Diabo" (Augusto de Figueiredo ou Francis Graça), de "A História do Soldado", espectáculo apresentado pelo Circulo de Cultura Musical no Teatro Nacional S. Carlos.
Figurino masculino com fato com calções de balão rosos, collants e sapatos da mesma cor. Na cabeça um chapéu roxo com uma pena azul, amarela e vermelha. Figurino com máscara e barbas azuis com as pontas amarelas. Sobre os ombros e caída pelas costas uma capa vermelha forada a amarelo. Desenho datado, assinado e identificado.
-
-
Origem/Historial: "A História do Soldado", espectáculo levado à cena pelo Circulo de Cultura Musical com as colaboração da Orquestra Sinfónica Nacional no Teatro Nacional de S. Carlos. Música de Igor Stravinsky, texto de C.F. Ramuz. Realização coreográfica de Francis Graça (que executa a dança do diabo). Direcção musical do maestro Napoleone Annovazzi. Interpretações de Olavo d'Eça Leal (Leitor), Manuel Lerena (Soldado), Augusto de Figueiredo (Diabo), actor cedido pelo Teatro Nacional D. Maria II, Ruth Welden (Princesa) e Maria Luisa Saldanha e Maria Alice Araújo (Bailarinas da Companhia Verde Gaio). Cenários e figurinos de Lucien Donnat.
Esta obra foi escrita em 1917 para uma companhia ambulante. Foi a primeira vez que foi representada em Portugal
-
Incorporação: Lucien Donnat
-