Amália Rodrigues no filme "Vendaval Maravilhoso"
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 205300
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Fotografia
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA (-)
-
Datação: 1949
-
Suporte: Papel de fotografia
-
Técnica: positivo a preto e branco
-
Dimensões (cm): Alt. 30 x Larg. 22.5
-
Descrição: Fotografia a preto e branco de Amália Rodrigues (no papel de Eugénia Infante da Câmara) numa cena do filme "Vendaval Maravilhoso". A fadista está sentada de lado, numa cadeira de braços. Usa um vestido com grande decote, ancas armadas e mangas a 3/4. O vestido é muito armado e com muitos folhos.Curto na parte da frente, vendo-se por baixo uma segunda saia de um tecido mais fino. Parte de trás é comprido e forma uma ligeira cauda
-
-
Origem/Historial: "Vendaval Maravilhoso", filme inspirado na vida de Castro Alves, o poeta dos escravos, com realização de Leitão de Barros, numa produção de Produções Atlântico e David Serrador. Argumento de José Osório de Oliveira, Joracy Camargo e Leitão de Barros. Director musical Luis de Freitas Branco com música de Óscar Lourenço Fernandes. Fados com letra de Pereira Coelho e música de Raul Ferrão e João Nobre. Fotografia de Izzarelli, Aquilino Mendes, João Macedo e João Silva. Som de Sousa Santos. Guarda roupa de Paula Lopes e Carlos Anahory.
Interpretações de Amália Rodrigues (Eugénia Infante da Câmara), Paulo Maurício (Castro Alves), Isa Lobato (Heloísa) , Santos Carvalho (Raposo)e Edmundo Lopes (Ruy Barbosa),Armando Braga (Dr. Fernandes da Cunha), Barroso Lopes (o guarda Clemente), Licinio Sena (o escravo), Maria Olguim (a costureira), João Perry (Dr. Abílio), Salles Ribeiro (o padre Fiusa), Artur Costa Filho, Leite Ribeiro, João Pires, Gabriel Pais (os amigos de Castro Alves) e Carlos Velosa (Maciel Pinheiro)
-
Incorporação: Desconhecido
-
Exposições
-
Fado no Cinema
- Museu do Fado
- Exposição Física