"As Criadas"
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNTD 239776
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Fotografia
-
Autor:
J. Marques (Fotógrafo)
-
Datação: 1972
-
Suporte: Papel
-
Técnica: Positivo p/b
-
Dimensões (cm): Alt. 18,00 x Larg. 24,00
-
Descrição: Fotografia de cena, a preto e branco, da peça "As Criadas" levada à cena pelo Teatro Experimental de Cascais (TEC) no Teatro Gil Vicente em Cascais, em 1972. Na fotografia encontra-se Lurdes Norberto (Senhora) na zona central do cenário formado por um círculo. Do lado de fora e olhando para ela estão as atrizes Eunice Muñoz e Glicínia Quartim (as criadas). As atrizes estão caracterizadas de acordo com as suas personagens, a “Senhora” de vestido e luvas, as “Criadas”, de bata.
"As Criadas" de Jean Genet, com tradução de Luiza Neto Jorge, direcção, espaço cénico e figurinos de Victor Garcia e interpretações de Eunice Muñoz (Claire), Glicínia Quartin (Solange) e Lourdes Norberto (Senhora). Contra-regra Amélia Varejão. Maquinista António Migueis. Luminotecnia Manuel Miranda e Sonoplastia de Fernando Dias. Música de Bach interpretada por Pablo Casales.
Foi a primeira vez que se interpretou Genet em Portugal. As três atrizes receberam o Prémio da Crítica (ex aequo).
-
-
Origem/Historial: "As Criadas" de Jean Genet, com tradução de Luiza Neto Jorge, direcção, espaço cénico e figurinos de Victor Garcia e interpretações de Eunice Muñoz (Claire), Glicínia Quartin (Solange) e Lourdes Norberto (Senhora). Contra-regra Amélia Varejão. Maquinista António Migueis. Luminotecnia Manuel Miranda e Sonoplastia de Fernando Dias. Música de Bach interpretada por Pablo Casales,
Foi a primeira vez que se interpretou Genet em Portugal. As três actrizes receberam o Prémio da Crítica (ex aeuquo)
-
Incorporação: Marido de Glicínia Quartin
-