"Os três amortalhados"
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 94040
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Fotografia
-
Autor:
Sampayo Teixeira (Fotógrafo)
-
Datação: 1960
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 17.5 x Larg. 21.5
-
Descrição: Fotografia de cena do 2º quadro do 2º acto, "Os três amortalhados" da revista "Chá-Chá-Chá"Na fotografia podemos ver os actores Costinha e Barroso Lopes abraçados e um pouco mais para a direita o actor António Silva. Os três representam o papel de "penitentes". Usam uma túnica comprida branca decorada com estrelas. Na cabeça têm uma coroa de flores e nas mão seguram uma enorme vela. Do lado esquerdo podemos ver Eugénio Salvador, com casaco aos quadrados, chapéu na cabeça e puxando, pelas costas, o actor Costinha com um guarda-chuva.
O cenário está dividido em duas partes. O do lado esquerdo, com casario e uma grande escadaria. O do lado direito com casas que parecem palácios e um pouco irreais.
O traje usado pelos três actores é uma recuperação do traje usado por Estevão Amarante em 1936 na revista "Feira de Agosto" cujo figurino é de autoria de Roiz
No canto superior um carimbo da inspecção dos espectáculos com "Aprovado"
"Chá- Chá -Chá",revista em 2 actos e 37 quadros levada à cena pela Cª Eugénio Salvador no teatro Maria Vitória em 1960. Texto original de Amadeu do Vale, Paulo da Fonseca e Aníbal Nazaré, música de Carlos Dias, Tavares Belo e Fernando Carvalho, direcção e encenação de Eugénio Salvador, direcção de montagem de Hernâni e Rui Martins a partir de maquetes destes últimos, de Pinto de Campos, Mário Alberto, Moniz Pereira e Hernâni Lopes, figurinos de Pinto de Campos e coreografia de Carlos Alberto. Com Eugénio Salvador, António Silva, Costinha, a vedeta internacional Xiomara Alfaro, Barroso Lopes, Leónia Mendes, Maria Domingas, Rita Truzi e Anita Guerreiro, Luisa Durão, Ausenda Miranda, Lucinda Amaral, Octávio de Matos (filho), Maria Nazaré, Maria Natália, Milena Machado, Gina Loureiro. Paticipação dos bailarinos Maria Clara, Jacqueline, Jully, Maite, Carlos Alberto, Homero, Isaac, Serra e do Conjunto sem Nome.
-
-
Origem/Historial:
-
Incorporação: Eugénio Salvador
-