Adão e Eva

  • Museu: Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado
  • Nº de Inventário: 918
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Escultura
  • Autor: Canto da Maia, Ernesto (OFICIO AUTOR)
  • Datação: 1929/1939
  • Técnica: Escultura em terracota policromada
  • Dimensões (cm): Alt. h: 167; m: 159 x Larg. h: 57; m: 54 x Prof. h: 46; m: 43
  • Descrição: A versão original de 1929, exposta no Salon d' Automne de Paris, foi realizada para integrar o projecto decorativo de uma fonte do arquitecto Paul Andrieu, tendo sido adquirida nesse mesmo ano pelo Estado francês. Neste grupo constituído por duas estátuas, Adão e Eva estão frente a frente, momentos antes do pecado original narrado pela Bíblia, ela oferecendo-lhe o fruto proibido e ele elevando as mãos ao peito, num sinal devotivo, corpos de uma nudez primitiva, estilizada e sensual, ambos voltando a cabeça para uma luz superior. Imagem mítica de uma idade da inocência, proposto num simbolismo e estilização Art Déco evidentes (cf. texto de Pedro Lapa no catálogo do Museu do Chiado, p. 268). A invulgar pele vermelha das figuras, que um crítico francês em 29 identificou com os índios da América do Sul, assim como a estilização e fisionomia do grupo, revelam justamente a procura moderna de um exotismo primitivo ou de uma nostalgia ancestral, oferecendo-se como "espectáculo silencioso e sacralizado" (cf. HENRIQUES, Paulo, coord. - Canto da Maya. Lisboa, 1990, p.132). Do melhor que se fez em escultura em Portugal na 1ª metade do século, nas franjas do modernismo.
  • Origem/Historial: * Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 * Adquirido pelo Estado ao artista em 1939 e exposto pela primeira vez em Portugal em 1943, na exposição individual do escultor no Estúdio do SPN.
  • Incorporação: Adquirido pelo Estado ao artista

Bibliografia

  • ANDRADE, Sérgio Guimarães de - Escultura Portuguesa/ Portuguese Sculpture. Lisboa: CTT Correios, 1997
  • Art Portugais: Peinture et sculpture du Naturalisme à nous jours. Lisboa: SNI, 1968
  • Arte Portugués: Pintura y escultura del Naturalismo a nuestros dias. Lisboa: SNI, 1968
  • Arte/ Boletim da Sociedade Nacional das Belas Artes. Ano 1, nº 2. Abril. Lisboa: SNBA, 1951
  • FRANÇA, José-Augusto - "Os anos vinte". In Panorama da Arte Portuguesa no século XX. Porto: Fundação de Serralves/ Campo das Letras, 1999
  • FRANÇA, José-Augusto - A arte em Portugal no século XX. Lisboa: Bertrand, 1974
  • HENRIQUES, Paulo - "Canto da Maya et la sculpture française". In Canto da Maya. Paris: C. C. Calouste Gulbenkian, 1995
  • HENRIQUES, Paulo - "Do Isolamento: Arte Portuguesa no Tempo de Fernando Pessoa". In Arte Moderna Portuguesa no tempo de Fernando Pessoa, 1910-1940. Zurique: Edition Stemmle, 1997
  • HENRIQUES, Paulo - "Modernismo: 1912-1945". In Imagens da família: Arte portuguesa 1801-1992. Caldas da Rainha: IPM, 1994
  • HENRIQUES, Paulo, coord. - Canto da Maya. Lisboa: IPPC/ FCG, 1990
  • LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994
  • PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 1. Lisboa: 1954
  • PAMPLONA, Fernando de - Um século de pintura e escultura em Portugal (1830-1930). Porto: Livraria Tavares Martins, 1943
  • SANTOS, David - Da escultura à colagem, outras disciplinas nas colecções do Museu do Chiado (1940-1960). Lisboa: IPM/ MFTPJ, 2002
  • SILVA, Raquel Henriques da - "Anos 30: O desejo de expressão, crítica e ultrapassagem do modernismo". In Panorama da Arte Portuguesa no século XX. Porto: Fundação de Serralves/ Campo das Letras, 1999
  • SILVA, Raquel Henriques da - "Sinais de ruptura: "livres" e humoristas". In PEREIRA, Paulo, dir. - História da Arte Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995
  • SILVA, Raquel Henriques da - Canto da Maia. In Arte portuguesa do século XX [CD-ROM]. Lisboa: IAC, 1998
  • TANNOCK, Michael - Portuguese 20th century artists: A biographical dictionary. Chichester: Phillimore, 1978
  • NUNES, Paulo Simões- «Canto da Maia», in PEREIRA, José Fernandes (dir.)- Dicionário de Escultores Portugueses. Lisboa: Caminho, 2005
  • ERNESTO CANTO DA MAIA (1890-1981) - O Escultor Português do Silêncio. Lisboa: [s.n.], 2010
  • Exposição Canto da Maya. Lisboa: Secretariado de Propaganda Nacional, 1943

Exposições

  • 100 obras maestras del arte portugués

    • Madrid: Centro Cultural del Conde Duque
    • 28/11/1985 a 12/1/1986
    • Exposição Física
  • Art Portugais: Peinture et sculpture du Naturalisme à nos jours

    • Paris: Centre Culturel de la Fondation Calouste Gulbenkian
    • 30/1/1968 a 25/2/1968
    • Exposição Física
  • Exposição Canto da Maya

    • Lisboa: Estúdio do SPN
    • Exposição Física
  • Canto da Maya

    • Lisboa: Galeria de Pintura do Rei D. Luís/ PNA
    • Exposição Física
  • Meio século de Arte Portuguesa (1900-1950)

    • Lisboa: MNAC
    • Exposição Física
  • Art Portugais: Peinture et sculpture du Naturalisme à nos jours

    • Bruxelas: Palais des Beaux-Arts
    • Exposição Física
  • Arte Portugués: Pintura y escultura del Naturalismo a nuestros dias

    • Madrid: Casón del Buen Retiro
    • Exposição Física
  • Primeiros Modernismos em Portugal na colecção do Museu do Chiado-MNAC

    • Lisboa: Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea
    • 2/6/2005 a 30/10/2005
    • Exposição Física
  • A cor como experiência: Colecção do Museu do Chiado - MNAC. 1900-1950

    • Lisboa: Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea
    • 13/1/2006 a 19/3/2006
    • Exposição Física
  • Um percurso: dois sentidos

    • Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado
    • Exposição Física
  • Arte Moderna em Portugal. De Amadeo a Paula Rego.

    • Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado
    • 2/7/2009 a 1/11/2009
    • Exposição Física
  • Exposição permanente da Colecção MNAC. 1850-1975

    • Piso 2 A
    • 20/2/2013 a 28/6/2015
    • Exposição Física
  • Arte Portuguesa do século XX (1910-1960)- colecção do MNAC-MC

    • MNAC- Pisos 2 e 2A
    • 30/6/2011 a 9/10/2011
    • Exposição Física
  • Impressões Digitais. Coleção MNAC

    • Museu Nacional de Arte Contemporânea
    • Exposição Física

Multimédia

  • 746.jpg

    Imagem
  • 1799.jpg

    Imagem
  • 1800.jpg

    Imagem
  • 1801.jpg

    Imagem
  • 1802.jpg

    Imagem
  • 1803.jpg

    Imagem