Técnica: Traço a tinta ferrogalica com aguada cinza e castanha clara
Dimensões (cm): Alt. 26,7 x Larg. 38,5
Descrição: "A lenda de Dido, fundadora e rainha da cidade de Cartago, é conhecida sobretudo graças ao romance de amor inserido na Eneida, por Virgílio. Na sua forma mais antiga Dido era conhecida por Elissa, filha do rei de Tiro, Muto. Desviado do seu rumo por uma tempestade o herói de Tróia foi ancorar à costa de África tendo sido hospedado em Cartago. Lentamente, a rainha foi-se apaixonando por ele tendo-se tornado sua amante por vontade de Vénus e instigação de Juno. Indignado, o marido, o rei Iarbas, pediu os favores de Júpiter para afastar Eneias que lhe deu ordem para partir e abandonar aquela relação passageira, pois o seu destino já estava traçado e ligado ao nascimento de Roma. Ao saber que fora abandonada pelo amante Dido suicidou-se numa enorme pira em chamas.
O episódio aqui narrado poderá anteceder esse momento trágico. Ao centro da composição Dido, descalça, com um manto transparente que lhe deixa o corpo a descoberto, mãos e braços abertos, o direito erguido, cabelos revoltos, assumem uma atitude geral de desalento. Entre o rochedo e o tronco à esquerda, um navio à vela afasta-se ao longe sobre as águas. Neptuno, o deus que reina nos mares, encontra-se do lado direito, ajoelhado, empunhando um tridente, enquanto do lado oposto, um menino alado voa na direcção de Dido, segurando um archote - alegoria à imulação da rainha pelo fogo.
Trata-se de um desenho que recorre à aguada na construção das sombras, jogando com as zonas de luz criadas pelo branco do papel."
No verso diversos escorços de figuras à pena, cuja técnica e o grafismo se assemelham muito à maneira de Domingos Sequeira.
Correia, Maria João Pinto "Museu Grão Vasco Colecção de Desenhos Séculos XVIII-XX", (Catálogo), 2002, p. 54
Incorporação: Fundo Antigo
Bibliografia
AA.VV - Museu Grão Vasco. Colecção de Desenhos Séculos XVIII-XX, Catálogo de Exposição, Viseu, IPM/CMV, 2002
Exposições
Colecção de Desenhos do Museu Grão Vasco, Séculos XVIII-XX
Museu Almeida Moreira, Viseu
31/1/2002 a 30/4/2002
Exposição Física
Colecção de Desenhos do Museu Grão Vasco, Séculos XVIII-XX Évora