Cadeira de braços
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Museu: Museu Nacional Grão Vasco
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Nº de Inventário: 1822
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Mobiliário
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Autor:
Autor desconhecido (-)
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Datação: 1650/1699
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Técnica: O lavrado foi concretizado com os usuais cinzeis, e fundo texturado com o fosco de grão. O ferro de ponto permitiu executar um ponteado em linha que ornamenta as folhas e flores.
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Dimensões (cm): Alt. 136,5 x Larg. 67,5 x Prof. 51,0
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Descrição: Cadeira de braços de madeira, com assento e espaldar de couro lavrado, fixado por pregaria grossa de latão; assento trapezoidal e espaldar de formato retangular verticalizado com o bordo inferior recto e o superior recortado, rematado por pinos modelados no mesmo metal; braços encurvados e enrolados nas extremidades com apoios torneados; prumadas, pernas e travessas e trempe torneadas.
Ornamentação do couro: no espaldar a moldura constituída p...
Ver maisor um friso de folhas de acanto estilizadas; ao centro círculo ornado com pequenos quadrifólios envolvendo dama trajendo a maneira do séc. XVII, segurando um ramo de flores e um papagaio; no campo, folhas de acanto entrelaçadas com flores compõem ramo atado por uma grinalda de flores, acrescido, nos laterais inferiores, de folhagem rematada por cabeças de animais montados por dois meninos desnudos e, na parte superior, emoldurando o círculo, dois pássaros, quatro meninos desnudos e duas cabeças de animais fantásticos. No assento a moldura é igual à do espaldar, com cartela envolvendo florão inscrito num círculo idêntico ao do espaldar, ladeado por flores sobrepostas, evoluindo da cartela, entrelaçados de folhas de acanto e de flores.
A dama segurando uma ave é uma das temáticas ornamentais que aparece com frequência na decoração dos couros do período barroco. A representação de animal exótico (papagaio?) poderá significar o relacionamento de Portugal com outros continentes, designadamente no contexto das colónias. Fechar
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Incorporação: Fundo antigo do museu
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Centro de Fabrico: Produção portuguesa