São Paulo

  • Museu: Museu Nacional Grão Vasco
  • Nº de Inventário: 1015
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Escultura
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 18
  • Dimensões (cm): Alt. 107 x Larg. 41 x Prof. 35
  • Descrição: Escultura de madeira, de vulto pleno, em contraposto, apoiada na perna esquerda. Assenta em base poligonal, de faces centrais côncavas e curvilíneas, elaborada com o mesmo tipo de madeira. Representa São Paulo, de corpo inteiro, de pé, semi-calvo e com barba longa, vestindo túnica cingida na cintura e manto de pregas largas e volumosas, deixando a descoberto os pés que calçam sandálias. A espada, um dos seus atributos principais, estaria segura na mão direita, mas encontra-se em falta. Na mão esquerda segura um livro fechado.
  • Origem/Historial: A primeira referencia a este objecto surge em 1921, na publicação "Museu Regional de Grão Vasco. Catalogo e Guia Sumario.", de Francisco de Almeida Moreira, na pagina 19, no capitulo dedicado à escultura de madeira: "Seis esculturas representando os Apostolos S. Pedro, S. Paulo, S. Marcos, S. João Evangelista, S. Mateus e S. João Baptista. Boa talha, seculo XVIII, madeira prateada." A atribuição da designação de S.João Baptista a S. Lucas podera ter-se tratado de uma classificação incorrecta, de um lapso ou erro de impressão. A referencia a madeira prateada, aparece tambem no Inventario de 1931, nºs 740 a 745: "Seis esculturas de madeira prateada, representando os Evangelistas e os Apostolos S. Pedro e S. Paulo", e no Livro de Cadastro de 1940, nºs de inventario 1314 a 1319 (6): "Esculturas de madeira prateada representando os evangelistas". Na Separata da Revista Panorama, nº 24, IV serie, 1967, reproduzidas a. p.b. quatro esculturas deste conjunto de seis, nas paginas 18 a 21, onde as legendas tecnicas referem "Madeira estofada policromada" para S. Lucas e S. Marcos, e "Madeira policromada" para S. João Evangelista e S. Paulo embora não se consigam vislumbrar vestigios de policromia nas fotografias. A S. Mateus atribui-se neste estudo a designação de S. Paulo, corrigida no inventario SIC. de 1984. Actualmente tanto a policromia como o estofado antigamente mencionados não são visiveis nas esculturas. Encontra-se em exposição permanente desde finais dos anos 60 no Museu de Grão Vasco.
  • Incorporação: Fundo Antigo

Bibliografia

  • MOREIRA, Francisco de Almeida - Museu Regional de Grão Vasco, Catálogo e Guia Sumário, Porto, Edição do Autor, 1921
  • Revista Panorama, Nº. 24, IV série: 1967
  • RODRIGUES, Dalila - Roteiro do Museu Grão Vasco. Lisboa: IPM/ASA, 2004

Obras relacionadas

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