Técnica: Tecido: veludo de dois altos cortado. Bordado: bordado directo e bordado de aplicação; pontos de ouro, ouro estendido com e sem relevo; pontos de seda, seda estendida sujeita por fio dourado vertical, p. cadeia, p. atras; p. seda a debroar e realçar motivos; cordãozinho de seda e de seda e ouro.
Dimensões (cm): Alt. 85,5 x Larg. 62
Descrição: Casula, também designada por "planeta", ligeiramente recortada na frente, costas arredondadas e amplas; tecido lavrado; sebasto central, duas edículas com medalhão central; galão bordado a debruar as edículas; galão tecido a debruar toda a peça e o decote.
Ornamentação do tecido: motivo de grande dimensão, com desenvolvimento vertical, tronco principal serpentiante formado por imbricado de pequenos motivos em forma de túlipa; ramos entrelaçados com folhas, flores bolbosas e frutos.
Ornamentação do bordado: representação de imaginária em medalhões ovais. Figuras representadas a meio corpo, com auréola e atributos, enquadradas em fundo de paisagem, perspectivado, com pequenas flores. Motivos vegetais desenvolvendo-se a partir de anel central.
Peça executada com tecido de grande qualidade, de origem italiana, do final do séc. XV. O bordado é de fabrico mais tardio, devendo ser remetido para o final do séc. XVI, dadas as suas características formais e técnicas. A representação das figuras revela certa ingenuidade, acrescida pela simplificação excessiva de processos técnicos; o emprego de tecido de aplicação, especialmente nas edículas, é muito grosseiro. Poderá, contudo, tratar-se de um acrescento destinado a encobrir zonas deterioradas. É de assinalar a dimensão das edículas, altas e estreitas (apenas duas em cada sebasto), bem como o emprego de pontos de seda e cordãozinho vermelho a debruar motivos, elementos comuns a várias peças provavelmente da mesma origem de fabrico.
Incorporação: Fundo Antigo do Museu
Centro de Fabrico: Tecido - Italia, Genova (?) Sebasto - Península Ibérica, Portugal (?)
Bibliografia
ALARCÃO, Teresa; CARVALHO, José Alberto Seabra - Imagens em Paramentos Bordados. Séc. XIV a XVI, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1993