Técnica: Bordado directo e bordado de aplicação; p. ouro, ouro estendodo, ouro com relevo; seda matizada, p. fendido, p. lançado, p. bolonha(?), seda frouxa estendida sujeita a fio dourado.
Dimensões (cm): Alt. 61 x Larg. 21
Descrição: Fragmento bordado, duas edículas, com uma emenda; sem galão nem forro.
Ornamentação: representação de imaginária em edículas. Figura com manto e túnica, descalça, auréola e atributo; figura com veste muito ornamentada, sem auréola.
Enquadramentos arquitectónicos: edículas formadas por colunas robustas, de base volumosa, fuste vasado, capitel simples sustentando arco rebaixado; abóbada com nervuras, três fechos (?); campo superior com motivos vegetais que acompanham a linha do arco e se desenvolvem a partir de anel central; no campo, motivo geométrico; no pavimento, reticulado losangular.
Este fragmento terá feito parte de uma peça, executada no final do séc. XV, a que pertenceria igualmente a peça com o nº de invº 1491. Apresentando já as colunas robustas e vasadas mais comuns no séc. XVI, mantém a abóbada e o campo superior com desenho de folhagem recortada, características do séc. XV. O uso de seda matizada, com ponto fendido mas sem a precisão e delicadeza do ponto muito miudo, dá ideia da evolução e, de certo modo, da decadência dos bordados ingleses.
Iconografia: S. Paulo, espada. Profecta, filactera.
Incorporação: Desconhecida
Centro de Fabrico: Inglaterra
Bibliografia
ALARCÃO, Teresa; CARVALHO, José Alberto Seabra - Imagens em Paramentos Bordados. Séc. XIV a XVI, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1993