Técnica: Lacagem a negro com aplicações de madrepérola
Dimensões (cm): Alt. 49 x Larg. 30
Descrição: Estante de missal de arte Namban, fechando em tesoura, de forma rectangular, sendo os pés separados por recorte polilobado. Na face anterior, moldurada com embutidos de madrepérola, folhas e outros elementos geométricos em pó de ouro, destaca-se ao centro o sol radioso que circunda as iniciais I.H.S., emblema da Companhia de Jesus. O reverso tem vestígios de decoração com motivos vegetalistas. A parte inferior também é decorada com motivos vegetalistas em madrepérola, que alternam com folhas, em pó de ouro.
Estante destinada ao suporte dos livros de uso litúrgico, relativamente rara atendendo ao curto espaço de tempo no contacto entre portugueses e japoneses (1543-1587).
Esta estante é decorada a laca negra com aplicações de madrepérola e ouro, formando o monograma da companhia de Jesus (IHS) envolto num halo radiante e pontuado com flores de cerejeira, tão ao gosto japonês.
O termo “Namban”, que quer dizer “bárbaros do Sul”, corresponde ao nome dado pelos japoneses aos ocidentais e também identifica os bens artísticos produzidos no Japão para o comércio com a Europa.
Incorporação: Fundo antigo do museu
Centro de Fabrico: Oriente
Bibliografia
KORBER, Ulrike - The Journey of Artifacts: the study and characterization of a nucleus of lacquered Luso-Asian objects from the 16th and 17th centuries, Universidade de Évora, tese para obtenção do grau de Doutor em História de Arte, Julho 2019, pág. 209, disponível online no site https://www.academia.edu/89484668/The_journey_of_artifacts_The_study_and_characterization_of_a_nucleus_of_lacquered_Luso_Asian_objects_from_the_16th_and_17th_centuries