Cómoda
-
Museu: Museu Nacional Grão Vasco
-
Nº de Inventário: 1973
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1775/1799
-
-
Técnica: Marchetado
-
Dimensões (cm): Comp. 125 x Alt. 89 x Larg. 64
-
Descrição: Cómoda com trabalho de marcheteria, em madeiras exóticas, formando uma composição geométrica. É constituída por três gavetas (duas laterais mais pequenas e uma frontal maior) e por dois gavetões.
Apresenta a frente tripartida, sendo o painel central um pouco avançado. Na decoração das gavetas superiores o trabalho de marchetaria é listado em friso e moldurado em grade.
A decoração dos gavetões é distribuída por três conjuntos, dois laterais de forma rectangular idênticos e o central de forma quadrangular, ignorando a divisão das gavetas, numa composição de várias "molduras"; no cruzamento de diferentes desenhos geométricos, os cantos do motivo central são interrompidos com pequenos quadrados, encerrando uma flor.
Idêntica decoração do trabalho em marchetaria apresenta-se nos laterais.
Em baixo, o corpo do móvel é rematado ao centro por um motivo simétrico, recortado e com decoração vegetalista.
As ilhargas são apilastradas e decoradas com embutidos que simulam caneluras.
Pernas curtas de secção quadrada que afilam para a base, com idêntica decoração das ilhargas. Os puxadores das duas gavetas principais encontram-se nas secções laterais, em argola com espelhos circulares. As entradas de chave ao centro de cada uma, não têm qualquer tipo de decoração.
-
-
-
Incorporação: Adquirido aos Condes de Prime
-