Cómoda-Papeleira
-
Museu: Museu Nacional Grão Vasco
-
Nº de Inventário: 1972
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1775/1810
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 112,5 x Larg. 63,5 x Prof. 11
-
Descrição: Cómoda -papeleira de formas simples; a frente aprensenta-se com a face levemente ondulada, o topo e as ilhargas são planas com ângulos rectos. A escrivaninha tem tampo de rebater com moldurado de forma recortada.
A fachada é constituída por um pequeno gavetão, duas gavetas e ainda mais dois gavetões, todos com alturas diferentes e crescentes em direcção à base. O pequeno gavetão superior esta ladeado por dois estiradores.
Os gavetões apresen...
Ver maistam puxadores laterais ornamentados e ao centro o espelho de fechadura. As gavetas têm os puxadores colocados ao centro e no meio destes encontra-se o espelho de fechadura em bronze.
O remate inferior do móvel é recortado e entalhado. Assenta em pés em forma de bola achatada.
Abrindo o batente deste móvel, revela-se a fábrica que é constituída por um nicho central, com porta moldurada e espelho de fechadura, ladeado por dois módulos verticais amovíveis (segredos). De cada um dos lados dispõem-se três gavetas superiores, de faces onduladas, recortadas e molduradas. Dispostos por baixo destas, três escaninhos definidos por entreplanos verticais recortados, tendo na base duas gavetas de cada lado do nicho. Inferiormente e por baixo do nicho, uma gaveta plana de cada lado correm duas ordens de gavetas, com duas gavetas de cada lado. As gavetas têm tamanhos crescentes para a base. Observam-se nas gavetas da fábrica pequenos puxadores de metal. Fechar
-
-
-
Incorporação: Fundo antigo do museu
-
Centro de Fabrico: Portugal