Descrição: Escultura de vulto pleno representando a Virgem Maria, sob a invocação de Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição. De corpo inteiro, de pé, de mãos postas em oração, cabelos ondulados de fino estriado, caindo em madeixas separadas pelos ombros e costas. A túnica cingida na cintura por cinto de laçada, é estruturada em pregas estreitas que caem verticalmente e a parte inferior em encanudados roçagantes. Manto posto nos ombros, com sulcos espaçados e verticais e as orlas dobrando sobre a meia lua. A túnica é guarnecida de trevos com ramagem, dispersos pelo tecido e pérolas na tarja das mangas. Rematada por duas barras estreitas e lisas entre as quais se dispõem paralelamente quinquifólios, decoração idêntica à da gola. O manto, de tonalidade esverdeada, apresenta-se semeado de estrelas douradas. A Virgem assenta em base cilíndrica com crescente lunar de ângulos acentuados e cabeça de anjo relevada, na face frontal. Grande simetria no aspecto e lançamento geral da figura, acompanhada pela extrema serenidade do rosto, de delicados contornos. Trabalho de factura indo-portuguesa. Possui perfurações, uma na base, por baixo, outra no alto da cabeça, o que nos permite supor que a imagem teria possuído coroa e peanha. A imagem e a respectiva base são esculpidas no mesmo bloco de madeira.
Incorporação: Oferta da Família do Pintor António José Pereira