Tremó
-
Museu: Museu Nacional Grão Vasco
-
Nº de Inventário: 1985
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 104 x Alt. 81,5 x Larg. 52,5
-
Descrição: Mesa de forma rectangular de proporções equilibradas, que conferem a esta peça leveza e elegância. O tampo em mármore é recortado e moldurado com esquinas salientes.
Móvel lacado com motivos dourados sobre um fundo branco. Aro da caixa decorado com talha dourada, apresentando ao centro um rosto com mascarilha de onde partem cordões perlados formando arabescos, enrolamentos, folhas e flores abertas. Esta composição prolonga-se por um encadeado de arabescos, enrolamentos, folhas e flores abertas. Idêntica decoração mostra-se nos laterais do aro.
As extremidades do aro apresentam entalhamentos dourados em forma de rosácea.
O avental em talha dourada é constituído por folhas de acanto ao centro, ladeadas por torçal de louro.
As pernas afiladas, apresentam caneluras pintadas a dourado sobre as quais foram apostas, na parte superior, um aro perlado e coroa de folhas. Pés calçados com folhas entalhadas e douradas.
Espelho de forma rectangular emoldurado, lacado com motivos dourados sobre fundo branco, e ainda profusamente decorado com elementos em talha dourada.
A cimalha do frontão apresenta os ângulos ressaltados e de forma apilastrada e moldurada, com três frisos de diferentes tipos decorativos; na base, sequência de três pérolas e segmento de recta, ao centro uma sequência de pequenos cubos e no topo, círculos alternados com folhas estilizadas.
A cimalha é coroada com um vaso ao centro, sendo o bocal moldurado com círculos inscritos; do centro do bocal partem duas grinaldas para as asas do vaso, estas formadas por folhas enroladas que terminam em flor [asa direita partida]. Para os laterais partem uma composição de frutos e bagas encimados por um torçal de folhas. No vaso falta o ornato central.
No centro do frontão no interior de um friso, idêntico ao da base da moldura da cimalha, apresenta-se motivo decorativo com sentido cénico e constituído por uma panóplia de instrumentos musicais, tais como um violino, uma trompa e, em primeiro plano, um livro de pauta aberto, ladeado por ramos de folhas.
Nos laterais do frontão, nos quatro cantos da moldura central, ornato de flor aberta e abaixo da pilastra da cimalha apresentam-se folhas alongadas e enroladas nas extremidades superiores
Encima esta profusa decoração uma laçada com fita para os laterais, pendendo ao centro da composição um cordão, com borlas junto a base.
A base moldurada e dourada com entalhamentos geométricos e ângulos levemente ressaltados, sobre o friso da base e ao centro, apresenta um laço de onde partem grinaldas de flores e folhas entalhadas e douradas.
Os laterais apresentam-se com arestas douradas decoradas com motivos do tipo encordoado; entre a aresta e o friso da moldura do espelho, dois torçais com folhas e bagas.
A moldura do espelho totalmente dourada apresenta na parte saliente folhas estilizadas e no interior uma sequência de três pérolas e segmento de recta.
-
-
-
Incorporação: Fundo antigo do
-