Tremó
-
Museu: Museu Nacional Grão Vasco
-
Nº de Inventário: 1979
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1725/1775
-
-
Técnica: Madeira dourada e policromada
-
Dimensões (cm): Comp. 118 x Alt. 78 x Larg. 63
-
Descrição: Tremó do séc. XVIII, de produção portuguêsa.
Mesa de encostar com notável trabalho de entalhamento com motivos de folhas de acanto e arabescos, que pendem na fachada do móvel.
Tampo em mármore, moldurado com tardoz liso, recortado e saliente nos laterais e na frente.
Frente do móvel, ilhargas e pernas profusamente entalhadas e douradas. Na frente do avental, domina a composição com entalhes vazados de folhas de acanto, arabescos e enrolamentos. Nas ilhargas observa-se idêntica decoração.
Os ângulos são também ricamente decorados com folhas de acanto com volutas.
Pernas galbadas em curva e contra curva, ornamentadas com entalhes de folhas de acanto, com enrolamentos nas extremidades; a base da perna é formada por uma folha de acanto enrolada nas extremidades e os pés terminam em soco.
Travejamento em K com hastes entalhadas, apresenta ao centro uma composição formada por uma base em folhas de acanto com enrolamentos, acompanhando para o prolongamento das hastes de um lado uma asa e do outro um torçal de folhas. Esta composição central é encimada por uma rosácea ladeada por duas rosas.
Espelho de forma rectangular, com moldura de madeira pintada de castanho escuro, com efeitos de marmoreado e ainda profusamente decorado com ornatos de talha dourada.
A cimalha do frontão é moldurada com dois frisos dourados e ondulados, com enrolamentos nas extremidades.
A cimalha é coroada com talha dourada vazada, formada por folhas de acanto e encimadas por grinalda de flores e folhas.
O frontão apresenta os laterais recortados e moldurados dourados, com estilização de folhas enroladas nas extremidades. O centro com uma profusa decoração e de forma extremamente movimentada, em talha dourada com enquadramentos de composições de folhas, flores abertas e fechadas e volutas, encerra uma pintura a óleo, numa composição triangular constituída por três arranjos florais.
Os laterais, a toda a altura do espelho, apresentam-se lisos e moldurados com dois frisos dourados; entre eles estão colocados ornatos de talha decorativa, cinco de cada lado, compostos por folhas, volutas, flor aberta, botão e baga.
A base recta, com friso dourado apresenta na moldura ao centro uma composição em talha dourada de folhas vazadas e enrolamentos, estando colocada a toda a largura do espelho, nos cantos, uma composição de folhas vazadas. Aposto sobre a base do espelho e ao centro, um arranjo de flores abertas e folhas e de cada lado dois pequenos ornatos de flor e folhas.
-
-
-
Incorporação: Fundo antigo do museu
-