Tremó
-
Museu: Museu Nacional Grão Vasco
-
Nº de Inventário: 1983
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1775/1825
-
-
Técnica: Madeira dourada e policromada
-
Dimensões (cm): Comp. 107 x Alt. 88 x Larg. 46
-
Descrição: Credência com tampo moldurado em madeira marmoreada, recortado com ângulos facetados.
Móvel pintado a castanho escuro com entalhamentos dourados.
O aro no topo é moldurado e dourado, a frente apresenta entalhamentos vazados, dourados com arabescos enrolamentos e folhas de acanto, numa profusa decoração.
Na base do aro frontal, uma grinalda formada por fitas entrelaçadas, flores abertas e folhas.
Ilhargas não vazadas apresentam concheado com folha de acanto, entalhadas e douradas, e nos ângulos talha dourada com enrolamentos ressaltados e folhas de acanto.
Pernas galbadas em curva e contra curva, facetadas e molduradas a dourado no vértice e nas arestas, apresenta nas extremidades das curvaturas entalhe com arabescos, os joelhos são ornamentados com festões de flores, extremamente bem movimentadas.
As pernas traseiras apresentam o mesmo elemento decorativo na face frontal e face de encosto lisa.
Pés com outra curvatura são calçados com talha dourada de enrolamentos e folhas de acanto.
Travejamento em X, tendo na união, em plano inclinado, uma cartela em talha dourada e vazada, constituída ao centro por folhas de acanto, enrolamentos é contornada por raios em forma de folhas.
Espelho de forma rectangular com moldura em madeira pintada de castanho escuro, profusamente decorado com ornatos de talha dourada.
A cimalha recortada, moldurada e dourada, apresenta no topo um friso do tipo cordoado; no friso central uma composição com três flores abertas; no friso inferior folhas recortadas alternando com algumas vazadas.
Os laterais lisos e moldurados com um friso de contorno entalhado, dourado e recortado para o interior a toda a altura do espelho e do frontão. O friso é interrompido ao centro e nos extremos superior do frontão com um ornato com flor e folhas.
O centro do frontão apresenta uma moldura central com profusa decoração em talha dourada, tendo no topo e inserindo-se na cimalha ao centro, uma concha vazada com cartela moldurada e vazada; nos laterais folhas vazadas, com enrolamentos e arabescos. A base da moldura apresenta-se de forma extremanenta movimentada, tendo nos extremos uma composição decorativa com enquadramentos de arabescos, folhas, vazamentos e flores.
A moldura do frontão encerra uma pintura a óleo sobre tela, representando, sobre um fundo de céu com nuvens, um anjo com asas de corpo inteiro deitado e reclinado para a frente; na mão direira segura um arco e na mão esquerda segura as penas das setas colocadas dentro da aljava; um panejamento cor de rosa está colocado na base da cintura até ao ombro.
Ao nível inferior da moldura do frontão, aposta a toda a largura e sobre o espelho, apresenta-se, em talha dourada, uma grinalda de flores abertas e folhas.
Os laterais a toda a altura do espelho apresentam-se lisos e moldurados com friso dourado.
Base recta e moldurada com friso dourado, estando colocado no contorno do espelho a toda a largura, talha dourada com enrolamentos, flores, folhas vazadas e nos cantos concha vazada elevando-se para os laterais um ornato de flores, folhas e arabescos.
-
-
-
Incorporação: Fundo antigo do museu
-