Descrição: Escultura de vulto representando a Virgem do Calvário, mãos postas de palmas unidas e dedos cruzados (a maioria em falta na imagem). Fronte ligeiramente erguida. Rosto ovalado, nariz pronunciado, boca estreita, queixo pequeno arredondado. Possui coifa plissada, cingida ao rosto, com peitilho enrrugado. Veste túnica estruturada em pregueados de sulcos profundos, espaçados e verticais, que alarga nas ancas estreitando na parte inferior. As orlas caiem em canelados paralelos abrindo para baixo. Mangas com dobras dentilhadas. Ponta do sapato direito a descoberto. O manto posto pela cabeça descai simetricamente pelos flancos, em pregas túrgidas e sobrepostas, rematado por pequenas incisões paralelas e curvas sugerindo um tecido franjado.
Costas lisas sem qualquer modelação do trajo, com inserção da túnica na base, de forma hexagonal com cantos irregulares, alteada e côncava.
Tratamento das vestes hirto e algo grosseiro. A curvatura convexa e bastante saliente da indumentária, à frente e imediatamente abaixo da cintura, sugere movimento da perna direita, pela posição da ponta do sapato do mesmo lado. Contudo, o lançamento central da curvatura no panejamento, revela ainda arcaismos e incorreções na representação da anatomia humana, bem como uma tentativa hesitante de naturalismo, na procura de alguma expressão de movimento, não totalmente conseguida.
Supomos que faria originalmente parte de um Calvário juntamente com uma escultura representando São João, invº nº 910.
Incorporação: Transferência do Tesouro Velho da Catedral de Viseu.
Bibliografia
MOREIRA, Francisco de Almeida - Museu Regional de Grão Vasco, Catálogo e Guia Sumário, Porto, Edição do Autor, 1921
NABAIS, Cristina; RODRIGUES, Dalila (coord.) - As Colecções de Escultura em Madeira do Museu Grão Vasco e do Museu Nacional de Arte Antiga. Um contributo para a ciência e para a arte, Ed. da Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014, p.p. 87
Exposições
Reservas em bruto. Pintura e escultura dos séculos XVI e XVII.