São Joaquim
-
Museu: Museu Nacional Grão Vasco
-
Nº de Inventário: 991
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Pintor (-)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Policromia e douramento
-
Dimensões (cm): Alt. 57 x Larg. 28,5 x Prof. 18
-
Descrição: Escultura de vulto pleno representando São Joaquim. O santo apresenta-se de corpo inteiro, de pé, barba e cabelo encaracolado. Na mão esquerda segura um livro fechado, de folhas douradas e capa frontal com dois losangos pintados na mesma cor. A mão direita erguida segurando objecto em falta (bordão ou cajado). Avanço da perna direita e joelho ligeiramente flectido. Veste túnica de gola bifurcada, plissada na cintura, com larga tarja ricamente guarnecida com motivos vegetalistas a dourado. Orlas de perfil ondulante. Cair do pano natural, pregas volumosas com sulcos verticais e curvos sobre o joelho direito. Mangas com dobras e vincados alternados. Botas pretas a descoberto. Manto verde posto pelo ombro direito, cuja ponta envolve o braço desse lado, descai pelas costas em pregueados verticais, formando uma dobra que cruza atrás na diagonal. A outra ponta segura à frente sob o livro, descaindo em pregas largas e sobrepostas e abaixo do cotovelo em linhas fundas, quebradas e curvas. A tarja do manto apresenta decoração de folhas de palma dispostas simetricamente, com remate de faixa lisa dourada. Assenta em base octogonal.
-
-
Origem/Historial: Esta escultura surge numa fotografia datada de 1921, da então denominada Sala de Jorge Afonso, ainda na Sé Catedral de Viseu. No mesmo ano, aparece referida no catálogo, página 57, onde se indica a sua procedência.
-
Incorporação: Transferância da Igreja do Seminario de Viseu.
-
Bibliografia
- MOREIRA, Francisco de Almeida - Museu Regional de Grão Vasco, Catálogo e Guia Sumário, Porto, Edição do Autor, 1921
- NABAIS, Cristina; RODRIGUES, Dalila (coord.) - As Colecções de Escultura em Madeira do Museu Grão Vasco e do Museu Nacional de Arte Antiga. Um contributo para a ciência e para a arte, Ed. da Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014, p.p. 87