Descrição: Jarro com corpo contracurvado, dividido em quatro secções verticais rebaixadas, com asa em C e bico em forma de cabeça de ave. A decoração é exuberante, relevada, com motivos vegetalistas, concheados, figurativos e animalista.
A base é polibolada, definida por oito gomos, com um bordo liso. Os registos, relevados, são decorados com meias esferas separadas por entrelaçados e por gomos rematados por molduras lisas, entrelaçadas e motivos vegetalistas.
A ligação ao corpo da peça é feita por friso ondeado com ovados. Este motivo repete-se na parte superior do corpo, junto ao bordo.
As quatro secções verticais são decoradas com entrelaçados.
A parte inferior do contracurvado, de diâmetro menor, é intensamente ornamentada com concheados, volutas e grinaldas. A forma côncava que marca a cintura da peça é decorada por molduras rectangulares lisas e concêntricas. A parte superior do corpo, bojuda, de diâmetro maior, apresenta, nas duas faces opostas, mascarões que prendem na boca festões e que são envolvidos por volutas e entrelaçados. As restantes secções repetem os motivos vegetalistas do resto da peça.
O bico, em forma de cabeça de ave, termina, na ligação ao corpo, em folhas de acanto.
A asa, definida por volutas, é decorada, na parte superior, por uma cabeça de carneiro.
A tampa, que acompanha na forma e na decoração o resto da peça, é rematada por um botão em flor preso por parafuso, em forma de quadrifólio.
Incorporação: Proveniente do Paço Episcopal do Fontelo.
Bibliografia
LACERDA, Aarão de - O Museu de Grão Vasco, Coimbra, Edição do Autor, 1917
MOREIRA, Francisco de Almeida - Museu Regional de Grão Vasco, Catálogo e Guia Sumário, Porto, Edição do Autor, 1921
VASCONCELOS, Joaquim de - A Arte Religiosa em Portugal. Porto: 1914-1915