Descrição: Escultura de vulto, policromada, de verso plano, representando a Virgem Maria com o Menino Jesus, de corpo inteiro, sentada num trono sem espaldar. Veste manto, túnica, véu sobre a cabeça rematada com vestígios de coroa aberta. As formas são muito esquemáticas, de linhas duras, a representação frontal e hierática, de estanque volumetria. Mãos com dedos colados, sem modelação. Parte inferior da túnica vermelha da Virgem evidencia algum movimento, através do tratamento volumétrico das dobras sobre o sapato esquerdo; do seu lado direito, as orlas do manto quebram, curvando para fora.
Datável do século XIV, esta peça corresponde a uma iconografia bizantina muito divulgada, as designadas nikopoia, uma vez que apresenta o Menino sentado frontalmente no regaço, e não sobre o joelho ou perna esquerda, conforme ao grupo hodegetria. O carácter icónico da representação, o seu hieratismo e a sua volumetria esquemática, deverão relacionar-se, fundamentalmente, com a obediência a um tipo iconográfico concreto. Mas já a planura do verso e a escala de figuração a três quartos parecem denunciar a sua inscrição num nicho de pequenas dimensões, à semelhança do que acontece no portal lateral da Catedral de Viseu, onde se mantém uma imagem em pedra do mesmo tipo iconográfico e em todos os aspectos idêntica.
Incorporação: Adquirido pelo Estado por dotação orçamental.